Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23768
Title: Cidadania global e integração curricular: desafios e oportunidades nas vozes de formadores de professores
Other Titles: Global citizenship and curriculum integration: challenges and opportunities in the voices of teacher educators
Author: Lourenço, Mónica
Keywords: educação para a cidadania global
internacionalização do currículo
formação de professores
investigação-ação participativa
Issue Date: Jun-2018
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Formar professores para um mundo globalizado, interdependente, multicultural e em permanente mudança é uma tarefa complexa que exige alterações curriculares e uma atitude comprometida por parte dos formadores de professores. Tendo em conta estes desafios, este texto apresenta os resultados de um programa de formação que foi concebido com o objetivo de apoiar um grupo de formadores de professores na internacionalização do currículo de acordo com uma perspetiva de cidadania global. O programa foi desenvolvido com doze docentes voluntários e incluiu nove sessões de trabalho colaborativo durante um período de 16 meses. Todas as sessões foram estruturadas de acordo com uma metodologia de investigação‑ação participativa, tendo os docentes concebido, implementado e avaliado projetos de educação para a cidadania global nas suas unidades curriculares. Utilizando a matriz SWOT e os princípios da análise de conteúdo, este estudo analisa os discursos de sete docentes, recolhidos através de gravações áudio das sessões e reflexões escritas individuais, com o objetivo de identificar e compreender as possibilidades e os constrangimentos que se colocam à integração da cidadania global nos programas de formação inicial. Os resultados da análise sugerem que os docentes consideram a educação para a cidadania global como uma perspetiva educativa adequada ao contexto atual de globalização e à formação de futuros professores, bem como uma possibilidade de dar sentido às suas práticas. No entanto, percebem‑na como complexa e difícil de operacionalizar, exigindo mais tempo, mais preparação e um trabalho mais interdisciplinar. Perante estes resultados, apontam‑se linhas de ação que podem potenciar a integração curricular e institucional da educação para a cidadania global.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/23768
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10835/8972
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lourenço (2018) Cidadania global e integração curricular.pdfMain article318.23 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.