Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23751
Title: Desenvolvimento de competências infocomunicacionais em contexto prisional: proposta de um modelo de formação para a utilização da internet no contexto prisional português
Author: Rocha, Daniela Graça Silva
Advisor: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Baldi, Vania
Keywords: Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
Reclusos - Educação
Reclusos - Integração social
Reclusos - Desenvolvimento de competências
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As TIC têm um papel marcante em várias áreas da sociedade portuguesa actual. Existem enquanto apoio informal das relações humanas e como instrumento de cidadania pela disponibilização de serviços. Em paralelo, a reintegração social pós-reclusão é uma temática-chave no sistema penal português e respectiva legislação, reflectindo-se, em 2012, na alteração do nome da Direcção-Geral de Serviços Prisionais, para Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Esta dicotomia entre uma sociedade cada vez mais presente e dependente da rede e a importância da reintegração dos reclusos, leva a questionar de que forma a disponibilização do acesso à Internet em contexto escolar prisional tem sido um factor de reintegração social. A literatura revela que a educação é um factor determinante na preparação do recluso para o retorno à sociedade e na redução da reincidência criminal. E as actuais linhas de ensino não ignoram a inclusão da tecnologia no percurso pessoal e profissional do indivíduo. Assim, a aquisição de competências infocomunicacionais não deverá ser censurada nos contextos de ensino situados na margem da sociedade. Através da realização de dois estudos de caso, que tiveram como estratégia de dinamização a realização de acções de formação em competências infocomunicacionais nos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo Feminino e de Santa Cruz do Bispo Masculino, esta investigação explora a relação entre os factores recluso, Internet e formação, sem esquecer o contexto, para propor um modelo de formação em utilização da Internet no sistema prisional português. Os resultados desta investigação contribuíram com: - uma proposta de utilização da Internet em estabelecimento prisional que incorpora um conjunto de orientações propostas pelos reclusos participantes nos estudos de caso centradas na experimentação, na necessidade de continuar a aprender, e na partilha. - uma proposta de utilização da Internet em estabelecimento prisional a partir dos contributos das profissionais que acompanham o recluso, entrevistadas no âmbito dos estudos de caso, que inclui: um profissional dedicado à relação do indivíduo com a escola e a existência de duas modalidades de equipamento para acesso à Internet no contexto de aprendizagem, e a possibilidade de acesso à rede noutros contextos que não especificamente o de aprendizagem, sempre com supervisão. - uma proposta de entendimento do processo de aquisição de competências infocomunicacionais, composto por três dimensões — operativa e instrumental da tecnologia, cognitiva experimental, infocomunicacional — que funcionam como etapas, e cujas características têm um espectro largo de adaptação ao indivíduo e ao contexto; ademais, neste processo o perfil do indivíduo é o factor-chave no resultado obtido, estabelecendo-se como determinante: a flexibilidade e a adaptabilidade, a resiliência e a curiosidade, a capacidade crítica e a responsabilidade, e o sentido ético.
ICT have an important role in various areas of the Portuguese society of today. They exist as informal support of human relations and as an instrument for citizenship. On the other hand, social reintegration after prison is a key theme in the Portuguese penal system and its legislation, being reflected, in 2012, in the name upgrade of the Direcção-Geral de Serviços Prisionais — “General Directorate of Prison Services” — to Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais — “General Directorate of Reintegration and Prison Services”. This dichotomy between a society more dependent and existing online and the importance of inmates reintegration, lead us to question if the existence of Internet access in the school prison has been a reintegration key point. Literature reveals that education is a pivotal factor in the preparation of the inmate for his return and integration in the society as well as in the prevention and reduction of recidivism. And the present schooling guidelines reinforce the importance of the technology base knowledge in the curriculum of any individual. Therefore the acquisition of such competences is of extreme importance, and can not be ignored in the education that is offered to all those that sit in the margin of society. Two case studies consisting in the implementation of short courses on infocomunicational skills lectured in two prisons — Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo Feminino and Estabelecimento Prisional Santa Cruz do Bispo Masculino —, allowed this investigation to explore the relation between the concepts inmate, Internet and education, never forgetting the context, in order to propose an education and training model for infocomunicational skills acquisition in the Portuguese prison system. The results of this investigation contribute with: - a proposal for the use of Internet in prison which incorporates a set of guidelines proposed by inmates, participant in the case studies, that focus on experimentation, lifelong learning and share. - a proposal for the use on Internet in prison which incorporates the inputs from the dedicated professionals who work with the inmates, interviewed during the investigation, which includes; (i) existence of a dedicated professional to manage the relation between inmate and school; (ii) the option between two different ways of accessing and using internet in prison school context; and, (iii) while supervised, the possibility of the inmates accessing the Internet for purposes other than those related with education. - an understanding proposal for the process of infocomunicational competences acquisition, composed by three dimensions — technological operative and instrumental, experimental cognitive, infocomunicational — which work as steps and which characteristics have a large spectrum of adaptation to the individual and to context; furthermore, in this process the individual profile is the key factor in the obtained result, being determinant features such as: flexibility, adaptability, resilience, curiosity, responsibility, critical ability, and ethics.
Las TIC desempeñan un papel notable en varias áreas de la sociedad portuguesa actual. Existen por un lado como apoyo informal de las relaciones humanas y como instrumento de ciudadanía para la prestación de servicios. Paralelamente, la reintegración social posterior a la reclusión es una clave temática en el sistema penal portugués y su legislación, reflejando en el año 2012, en el cambio de nombre de la Dirección General de Servicios Penitenciarios, para la Dirección General de Reinserción y Servicios Penitenciarios. Esta dicotomía entre una sociedad cada vez más presente y dependiente de la red y la importancia de la reinserción de los prisioneros, conduce a la cuestión de cómo la disponibilidad de acceso a Internet en el contexto escolar en prisión ha sido un factor de reintegración social. La literatura revela que la educación es un factor determinante en la preparación del prisionero para un retorno a la sociedad y en la reducción de la reincidencia. Y las líneas educativas actuales no ignoran la inclusión de la tecnología en la carrera personal y profesional del individuo. Por lo tanto, la adquisición de habilidades infocomunicacionales no debe ser objeto de censura en contextos educativos situados a los márgenes de la sociedad. Mediante la realización de dos estudios de caso, que tenían como estrategia de promoción llevar a cabo la formación en habilidades infocomunicacionales en las prisiones de Santa Cruz do Bispo Femenino y Santa Cruz do Bispo Masculino, esta investigación explora la relación entre los factores prisioneros, Internet y la formación, sin olvidar el contexto, que proponga un modelo de formación en el uso de internet en el sistema penitenciario portugués. Los resultados de esta investigación han contribuido con: -Una propuesta para el uso de Internet en una prisión que incorpora un conjunto de directrices propuestas por los prisioneros que participan en los estudios de caso concentradas en la experimentación, en la necesidad de seguir aprendiendo y en compartir. -Una propuesta para el uso de Internet en la prisión desde las contribuciones de las profesionales que acompañan el prisionero entrevistado, en el contexto de estudios de caso, que incluye: un profesional dedicado a la relación del individuo con la escuela y la existencia de dos tipos de equipo de acceso a Internet en el contexto del aprendizaje, y la capacidad de acceso a la red en otros contextos que no concretamente lo de aprendizaje, siempre con la supervisión. -Una propuesta del proceso de adquisición de habilidades infocomunicacionales, que comprende tres dimensiones - operativo y instrumental de la tecnología, cognitivo experimental, infocomunicacional - que sirven como pasos, y cuyas características tienen un amplio espectro de adaptación al individuo y al contexto; además, en este proceso, el perfil del individuo es el factor clave en los resultados obtenidos, estableciéndose como decisiva: la flexibilidad y la adaptabilidad, la resiliencia y la curiosidad, la capacidad crítica y la responsabilidad y el sentido ético.
Les TIC jouent un rôle important dans plusieurs domaines de la société portugaise actuelle. Elles sont à la fois un appui informel dans les relations humaines mais aussi un instrument de citoyenneté en raison des services auxquels elles donnent accès. En parallèle, la réintégration sociale post-réclusion est une thématique centrale dans le système pénal portugais ainsi que dans sa législation, qui se reflète, à ce titre, en 2012, dans le changement de nom de la Direction Générale des Services Pénitentiaires en Direction Générale de la Réinsertion et des Services Pénitentiaires. Cette dichotomie entre une société toujours plus présente et dépendante d’internet et l’importance de la réintégration des détenus nous amène à poser la question de savoir dans quelle mesure l’accès à internet dans le contexte carcéral a été un facteur de réintégration sociale. La littérature en la matière révèle que l’éducation est un facteur déterminant dans la préparation des détenus au retour dans la société et dans la réduction des récidives. Ainsi, les courants d’enseignement n’ignorent pas l’inclusion de la technologie dans le parcours personnel et professionnel de l’individu. Ainsi, l’acquisition de compétences info-communicationnelles ne devra pas être censurée dans des contextes d’enseignement à la marge de la société. A travers la réalisation de deux études de cas, qui ont eu comme stratégie de dynamisation, la réalisation d’actions de formation aux compétences info- communicationnelles dans les établissements pénitentiaires masculins et féminins de Santa Cruz do Bispo, ce travail de recherche explore la relation entre les facteurs réclusion, Internet et formation, sans oublier le contexte, pour proposer un modèle de formation à l’utilisation d’internet dans le système carcéral portugais. Les résultats de ce travail de recherche ont contribué à formuler: - une proposition d’utilisation d’internet en établissement pénitentiaire qui intègre un ensemble d’orientations proposées par les détenus qui ont participé aux études de cas ciblées dans l’expérimentation, avec la nécessité de continuer à apprendre, dans le partage. - une proposition d’utilisation d’internet en établissement pénitentiaire à partir de la contribution des professionnelles qui accompagnent le détenu, interviewées dans le cadre des études de cas, incluant: un professionnel dédié à la relation de l’individu avec l’école, et deux modalités d’équipement dans l’utilisation d’internet, l’une dans le contexte d’apprentissage et l’autre dans des contextes autres que l’apprentissage, toujours avec un encadrement. - une proposition de compréhension du processus d’acquisition des compétences info-communicationnelles composé de trois dimensions – opérationnelle et instrumentale de la technologie, cognitive expérimentale et info communicationnelle – qui fonctionnent comme des étapes, et dont les caractéristiques ont un spectre large d’adaptation à l’individu et au contexte; de plus dans ce processus, le profil de l’individu est un facteur clé dans le résultat obtenu, pour lequel sont déterminants, la flexibilité et l’adaptabilité, la résilience et la curiosité, la capacité critique et la responsabilité, le sens éthique.
Description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/23751
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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