Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23749
Title: Desenvolvimento colaborativo de novos produtos: perspetivas comparativas da colaboração, do envolvimento e do alinhamento
Other Titles: Collaborative new products development: comparative perspectives of collaboration, involvement and alignment
Author: Silva, Luís Filipe Reis da
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Marketing e estratégia
Novos produtos
Gestão de empresas
Gestão industrial
Defense Date: 16-Apr-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Propósito: O objetivo principal desta tese é comparar a forma de colaboração, o tipo de envolvimento e o alinhamento efetuados pelas empresas industriais no desenvolvimento colaborativo de novos produtos (DCNP). Para o efeito foram desenvolvidos três estudos sistematizados para aferir sobre o relacionamento fornecedor-cliente, de acordo com o tamanho das empresas e a inovação gerada. Metodologia: Este estudo exploratório, desenvolvido com base numa pesquisa qualitativa, utiliza uma purposive sampling composta por empresas industriais. Os dados obtidos nas empresas analisadas, através de entrevistas semiestruturadas, contribuíram para a elaboração de casos para estudo. Principais resultados: Os resultados permitiram concluir que: (1) o DCNP é mais ativo a montante do que a jusante quando a colaboração entre as empresas industriais e entre estas e os fornecedores de serviços é mais frequente e ativa, em resultado da maior radicalidade da inovação gerada; (2) o tamanho das empresas limita o envolvimento no DCNP às grandes empresas quando gera produtos diferenciados em elevada escala de produção; (3) o envolvimento prematuro dos fornecedores no DCNP ocorre quando as grandes empresas objetivam diferenciar os seus produtos e quando as pequenas e médias empresas pretendem incrementar a eficiência, através da inovação disruptiva; (4) a intensidade do alinhamento é influenciada pela partilha de informação entre os intervenientes na fase inicial do DCNP, e pela elevada confiança e comprometimento gerados na relação fornecedor-cliente; (5) a intensidade do alinhamento no desenvolvimento colaborativo de novos produtos não é influenciada pelo tamanho das empresas, apesar de ser maior no caso do DCNP realizado pelas grandes empresas. Contribuições: Em primeiro lugar, este estudo complementa a literatura sobre o DCNP com uma perspetiva comparativa sobre a influência do tamanho das empresas e da inovação sobre o relacionamento fornecedor-cliente a montante e a jusante. Em segundo lugar, este estudo complementa o debate relativamente ao envolvimento prematuro dos fornecedores de pequena e média dimensão, com uma abordagem comparativa em relação às grandes empresas e à influência da inovação radical na relação fornecedor-cliente. Em terceiro lugar, este estudo contribui com uma perspetiva comparativa sobre a intensidade do alinhamento no DCNP de acordo com o tamanho das empresas e a inovação gerada. Por último, este estudo contribui com uma perspetiva sistematizada sobre o DCNP e sugere futuras áreas de investigação a serem exploradas sobre temáticas relacionadas.
Purpose: The main objective of this thesis is to compare the form of collaboration, the type of involvement and the alignment carried out by industrial companies in collaborative new product development (CNPD). To this end, three systematized studies were carried out to determine the supplier-client relationship, according to firm size and the innovation created. Methodology: This exploratory study, based on qualitative research, uses purposive sampling formed of industrial companies. The data obtained in the firms analysed, through semi-structured interviews, contributed to elaborating the cases for study. Main results: The results allowed the conclusion that: (1) CNPD is more active upstream than downstream when collaboration between industrial firms and between these and service suppliers is more frequent and active, resulting from the more radical nature of the innovation generated; (2) firm size limits CNPD involvement to large firms when generating differentiated products at a high scale of production; (3) early supplier involvement in CNPD occurs when large firms aim to differentiate their products and when small and medium-sized firms aim to increase efficiency through disruptive innovation; (4) the intensity of the alignment is influenced by information-sharing between parties at the initial stage of CNPD, and by the increased trust and commitment created in the supplier-client relationship; (5) the intensity of alignment in the collaborative development of new products is not influenced by firm size, despite being greater in the case of CNPD undertaken by large firms. Contributions: Firstly, this study complements the literature on CNPD with a comparative perspective of the influence of firm size and innovation on the supplier-client relationship upstream and downstream. Secondly, it complements the debate on the early involvement of small and medium-sized suppliers, with a comparative approach in relation to large firms and the influence of radical innovation on the supplier-client relationship. Thirdly, it contributes with a comparative perspective of the intensity of alignment in CNPD according to firm size and the innovation created. Finally, the study contributes with a systematized perspective of the CNPD and suggests future areas of research to be explored on related topics.
Description: Doutoramento em Marketing e Estratégia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23749
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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