Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorAbrantes, Marta Filipa Alvespt
dc.date.accessioned2018-07-03T10:08:37Z-
dc.date.available2018-07-03T10:08:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23740-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da articulação das Unidades Curriculares “Prática Pedagógica Supervisionada” e “Seminário de Orientação Educacional”, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo mais abrangente foi identificar e analisar as estratégias de resolução de problemas empregues por um aluno com diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), a frequentar o 2º Ciclo do Ensino Básico no contexto de uma Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com PEA, num agrupamento de escolas da Região Centro do país. As PEA correspondem a um distúrbio severo e precoce do neurodesenvolvimento, que se manifesta através de dificuldades na comunicação e interação social, e comportamentos estereotipados, e repetitivos; uma característica também muito presente, é o facto de a criança reagir com intensidade quando ocorre uma alteração na sua rotina e/ou um acontecimento inesperado. Torna-se, pois, muito importante ajudar a criança a preparar-se para uma experiência nova, por simples que seja, fornecendo-lhe previamente informação que lhe permita evocar informação que já detenha, e que seja relevante para usar nessa vivência que se aproxima. Todas as atividades presentes neste relatório foram planeadas tendo em conta o Currículo Especifico Individual (CEI) previamente estabelecido para a criança, os seus gostos, interesses e motivações /que procurámos conhecer, numa fase inicial do estágio), elegendo como objetivo principal, a resposta à questão-problema: “Quais as dificuldades sentidas pelo aluno na interpretação do problema [X, Y, Z, a propor]?”; “Quais as estratégias utilizadas pela criança para a resolução de problemas?” De forma a responder a esta questão, realizou-se o desenho da intervenção, tendo sido elaboradas diversas atividades, versando diferentes conteúdos. Podemos caraterizar este estudo como um estudo de caso de natureza qualitativa, para o qual foram recolhidos dados através do registo de notas de campo, da análise dos trabalhos realizados pelo aluno e dos registos fotográficos das vivências ocorridas. Os resultados obtidos revelam que uma das estratégias que mais motivou o aluno, ajudando-o a melhorar as suas competências na resolução de problemas, foi o uso de novas tecnologias e ferramentas digitaispt
dc.description.abstractThe present study was developed within the scope of the Curricular Units "Supervised Pedagogical Practice" and "Educational Orientation Seminar", articulated, aligned with the academic tasks needed to obtain a Master's Degree in Teaching at the 1st. Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education - Mathematics and Natural Sciences. Its broader objective was to identify and analyze the problem solving strategies employed by a children diagnosed with Autism Spectrum Disorders (ASD), attending the 2nd. Cycle of Basic Education in the context of a Structured Learning Unit for Students with ASD, in a school at the Central Region of Portugal. ASD diagnosis corresponds to a severe and early neurodevelopmental disorder, manifested through difficulties in communication and social interaction, and stereotyped and repetitive behaviors; a characteristic also very frequent is that the child reacts with intensity when a change in his/her routine and / or an unexpected event occurs. It is therefore very important to help the child prepare for a new experience, however simple it may be, by providing him/her with information that allows him/her to evoke information that he/she already has, and that is relevant to use in the upcoming experience. All the activities in this report were planned based on the Specific Individual Curriculum (SIC), previously established for the child, their tastes, interests and motivations, which we sought to know at an early stage of the stage), choosing as the main objective the response to the research question: "What are the difficulties experienced by the child in the interpretation of the problem [X, Y, Z, proposed]?"; What strategies does the child use to solve problems? In order to answer this question, the design of the intervention was carried out, and several activities have been elaborated, addressing different syllabus. We can say that this has been a qualitative nature case study. Data were collected through recording and analysis of field notes, work done by the student and the photographic records of the experiences that occurred. The results showed that one of the strategies that most motivated the student, helping him to improve his skills in solving problems, was the use of new technologies and digital tools.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino básico 2º ciclopt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectCrianças autistaspt
dc.subjectPessoas com necessidades especiaispt
dc.subjectPráticas educativaspt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subject.otherPerturbações do espetro do autismopt
dc.subject.otherNecessidades educativas especiaispt
dc.subject.otherMatemática funcionalpt
dc.subject.otherEstratégias de resolução de problemaspt
dc.titleResolução de problemas matemáticos com um aluno com perturbações do espetro do autismo (PEA)pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201944030-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.