Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendes, António Netopt
dc.contributor.authorPina, Irina Andrea Mendespt
dc.date.accessioned2018-07-03T09:40:23Z-
dc.date.available2018-07-03T09:40:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23738-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractA investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola secundária. A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta. Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais. A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a análise documental. A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola. Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais importantes.pt
dc.description.abstractThe research that we do now is based on answering the question about the type of model used for school management, between Democracy and Bureaucracy, through a case study, since it is a school where the level of schooling already allows Active participation of the direct actors of the educational process. Democracy, or the liberal model of participation, is a positive indicator of achieving managerial success. On the other hand, the bureaucracy does not fail to mark its place in school management, since these are institutions with an organizational hierarchy under which sometimes the leader does not effectively represent the maximum entity provided for in its statute. The research revealed the existence of a participative democracy of some players in school management, valuing the opinions, suggestions and direct personal contacts with the direction of the school, but on the other hand, there is a certain limitation at the level of the manager before the Ministry of guardianship which centralizes decisions.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectModelos de gestãopt
dc.subjectAdministração escolar - Benguela (Angola)pt
dc.subjectBurocraciapt
dc.subjectDemocraciapt
dc.subject.otherGestão escolarpt
dc.subject.otherDemocraciapt
dc.subject.otherBurocraciapt
dc.subject.otherBenguela-Angolapt
dc.titleA gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguelapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201945908-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.