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http://hdl.handle.net/10773/23738
Título: | A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
Autor: | Pina, Irina Andrea Mendes |
Orientador: | Mendes, António Neto |
Palavras-chave: | Gestão escolar Modelos de gestão Administração escolar - Benguela (Angola) Burocracia Democracia |
Data de Defesa: | 2018 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o
tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou
burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola
secundária.
A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um
indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta.
Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão
escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões
hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais.
A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas
de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a
análise documental.
A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia
participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as
opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola.
Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do
gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais
importantes. The research that we do now is based on answering the question about the type of model used for school management, between Democracy and Bureaucracy, through a case study, since it is a school where the level of schooling already allows Active participation of the direct actors of the educational process. Democracy, or the liberal model of participation, is a positive indicator of achieving managerial success. On the other hand, the bureaucracy does not fail to mark its place in school management, since these are institutions with an organizational hierarchy under which sometimes the leader does not effectively represent the maximum entity provided for in its statute. The research revealed the existence of a participative democracy of some players in school management, valuing the opinions, suggestions and direct personal contacts with the direction of the school, but on the other hand, there is a certain limitation at the level of the manager before the Ministry of guardianship which centralizes decisions. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23738 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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