Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23738
Title: A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela
Author: Pina, Irina Andrea Mendes
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Gestão escolar
Modelos de gestão
Administração escolar - Benguela (Angola)
Burocracia
Democracia
Defense Date: 2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola secundária. A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta. Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais. A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a análise documental. A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola. Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais importantes.
The research that we do now is based on answering the question about the type of model used for school management, between Democracy and Bureaucracy, through a case study, since it is a school where the level of schooling already allows Active participation of the direct actors of the educational process. Democracy, or the liberal model of participation, is a positive indicator of achieving managerial success. On the other hand, the bureaucracy does not fail to mark its place in school management, since these are institutions with an organizational hierarchy under which sometimes the leader does not effectively represent the maximum entity provided for in its statute. The research revealed the existence of a participative democracy of some players in school management, valuing the opinions, suggestions and direct personal contacts with the direction of the school, but on the other hand, there is a certain limitation at the level of the manager before the Ministry of guardianship which centralizes decisions.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/23738
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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