Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23737
Title: Avaliação da qualidade pedagógica no ensino superior privado: estudo de caso
Author: Ramos, Isabel Cristina de Oliveira
Advisor: Mendes, António Neto
Keywords: Administração do ensino
Avaliação da educação
Ensino superior privado
Qualidade da educação
Avaliação da qualidade
Desenvolvimento profissional
Questionários - Avaliação
Competência pedagógica
Defense Date: 9-Apr-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O discurso da qualidade e o da avaliação têm vindo a ocupar as agendas das políticas educacionais em vários países. A compreensão das políticas de qualidade que se instalaram nos sistemas educacionais, incluindo a avaliação da qualidade pedagógica, implica ter em consideração as políticas de globalização e os seus efeitos, nomeadamente no caso do Ensino Superior, com vista à equidade e à justiça. Esta investigação visa contribuir para uma melhor compreensão da importância que os alunos, diretor da instituição de Ensino Superior e professores têm sobre a avaliação da qualidade pedagógica, bem como a melhoria das práticas de professores. Se, por um lado, há vários estudos sobre o desempenho docente, a avaliação de professores e o descontentamento geral que se tem vivenciado, por outro, são poucos os estudos que incidem na questão da avaliação dos docentes do ponto de vista dos instrumentos utilizados na avaliação da qualidade pedagógica, incluindo os questionários de avaliação pedagógica preenchidos pelos alunos. Assente numa metodologia de natureza mista, o estudo baseia-se na aplicação de inquéritos por questionário (a alunos e professores) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor, aos membros integrantes do Gabinete de Qualidade e Auditoria e a membros do Conselho Pedagógico), numa instituição de Ensino Superior privado, da zona norte de Portugal. Os resultados demonstram que os alunos consideram que os questionários permitem reunir opinião útil sobre a qualidade pedagógica junto da comunidade, principalmente no que concerne à avaliação docente. Com relação à verificação do papel do diretor da instituição no processo de Avaliação da Qualidade Pedagógica, este assenta num sentido prático de tomada de decisão na avaliação do desempenho e, por fim, os professores referem os momentos de avaliação como importantes indicadores de insatisfação, satisfação e de promoção de novas práticas em prol de um ensino de maior qualidade. Conclui-se que a avaliação realizada pelos alunos contribuirá para a melhoria da prática docente, visto que os questionários permitem reunir opinião útil e a partir deles pode melhorar-se a qualidade da instituição de Ensino Superior privado, passando pela melhoria da prática docente, já que, para os participantes, recorrer aos questionários para avaliar os docentes é valorizar a opinião dos alunos.
The quality and evaluation discourses have been occupying educational policy agendas in several countries. Understanding the quality policies that have been installed in educational systems, including the pedagogical quality assessment, implies the consideration of the globalization policies and of their own effects, namely with, and in the case of Higher Education, the goal of achieving equity and justice. This research aims to contribute to a better understanding of the importance that the students, the director of the Institution of Higher Education and the teachers have on the evaluation of pedagogical quality, as well as to the improvement of the teachers’ practices. On the one hand, there are several studies on teacher performance, teacher evaluation and general discontent, on the other, there are few studies that focus on the evaluation of teachers from the point of view of the instruments used in the assessment of pedagogical quality, including the pedagogical evaluation questionnaires completed by the students. Based on a methodology of mixed nature, the study is based on the application of questionnaire surveys (to students and teachers) and semi-structured interviews (to the director, to the members of the Quality and Audit Office and to members of the Pedagogical Council) in an institution of private higher education, from the north of Portugal. The results demonstrate that the students consider that the questionnaires allow us to gather useful opinions about the pedagogical quality in the community, especially with regard to teachers’ evaluation. With regard to the verification of the role of the director of the institution in the process of pedagogical quality assessment, it is based on a practical decision making in the performance evaluation and, finally, teachers refer to the moments of evaluation as being important indicators of dissatisfaction, satisfaction and of promotion of new practices for higher education. It is concluded that the evaluation carried out by the students will contribute to the improvement of the teaching practice, since the questionnaires allow to gather useful opinions, thus making it possible to improve the quality of the institution of private higher education, which includes the improvement of the teaching practice, since that, for the participants, to use the questionnaires to evaluate the teachers is to value the opinion of the students
Description: Doutoramento em Educação - Administração e Políticas Educacionais
URI: http://hdl.handle.net/10773/23737
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

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