Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23729
Título: Resolução de problemas realistas com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Valente, Rita Silva
Orientador: Neto, Maria Teresa Bixirão
Pombo, Lúcia
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino da matemática - Ensino básico 2º ciclo
Educação formal
Educação não-formal
Geometria
Estratégias da aprendizagem
Resolução de problemas
Data de Defesa: 2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada e no Seminário de Orientação Educacional do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório visa analisar procedimentos, dificuldades e a motivação dos alunos na realização de problemas envolvendo contextos realistas realizados em sala de aula e em contexto outdoor, no âmbito do Projeto EduPARK. Este estudo foi desenvolvido maioritariamente com uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Contudo, um dos momentos apresentados (contexto outdoor) foi desenvolvido com alguns alunos de várias turmas do 5.º e 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Academia de Verão 2017. Atendendo ao Programa e Metas Curricular do Ensino Básico de Matemática o estudo desenvolvido pretende dar resposta às questões de investigação que se seguem: i) Quais as estratégias de resolução de problemas, que envolvem situações realistas, utilizadas pelos alunos de uma turma do 6.º ano? e ii) Qual o contributo da utilização da aplicação móvel EduPARK na promoção de uma aprendizagem ativa? Com o intuito de dar resposta às questões formuladas, procedeu-se ao desenho e implementação de problemas envolvendo nomeadamente o cálculo de volumes e identificação de sólidos geométricos, apresentando uma ligação ao contexto real crescente, culminando com os problemas contextualizados no Parque Infante D. Pedro de Aveiro (local eleito pelo EduPARK). Desta forma, o presente estudo é sustentado pelos indicadores de Adequação Didática de Godino (2011), pela vertente da Matemática Realista que identifica os contextos como o centro da aprendizagem e pela Etnomatemática que compreende a matemática como uma realidade social e cultural. Face às questões de investigação, procedeu-se à realização de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de investigação-ação. Desta forma, a recolha de dados foi realizada através de produções escritas, observação direta por parte do investigador, registo áudio, registo audiovisual e inquérito por questionário. Relativamente aos resultados obtidos, estes revelam que os problemas relacionados com o contexto real e quotidiano dos alunos promovem a motivação na sua concretização, evidenciando-se algumas estratégias e dificuldades.
Developed in the Supervised Pedagogical Practice Course and in the Educational Orientation Seminar of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, this internship report aims to analyze procedures, difficulties and motivation of students in solving problems involving realistic contexts developed in classroom and in outdoor context, within the scope of the EduPARK Project. This study was developed mainly with a student’s group of the 6th grade of the 2nd Cycle of Basic Education. However, one of the moments (outdoor context) was developed with some students of various classes of the 5th and 6th grades, in the scope of Summer Academy 2017. Towards the Program and Curricular Goals of Basic Mathematics, the study aims to answer the research questions that follow: i) What strategies for problem-solving involving realistic situations are used by students in a 6th grade class? and (ii) What is the contribution of the use of EduPARK mobile application in the promoting of active learning? To answer the questions, problems involving the calculation of volumes and identification of geometric solids were designed and implemented. Those problems comprised a growing connection with the realistic contexts, culminating with problems within the Infante D. Pedro Park context (place chosen by the EduPARK). In this sense, the present study is supported by Juan Godino's didactic adequacy indicators (2011), by the Realistic Mathematics component that identifies the contexts as the center of learning and by the Ethnomathematics that understands mathematics as a social and cultural reality. Towards the research questions, a qualitative study was conducted, more precisely, a research-action study. In this way, the data collection was done through written productions, direct observation by the researcher, audio record, audiovisual record and questionnaire survey. Regarding the results obtained, it shown that the problems related to the real and daily context of the students promote the motivation but also show some strategies and difficulties.
Descrição: Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23729
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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