Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVilaça, Marianapt
dc.contributor.authorSampaio, Carlospt
dc.contributor.authorBandeira, Jorgept
dc.contributor.authorFernandes, Paulopt
dc.contributor.authorRodrigues, Verapt
dc.contributor.authorRelvas, Hélderpt
dc.contributor.authorBorrego, Carlospt
dc.contributor.authorCoelho, Margaridapt
dc.date.accessioned2018-06-28T13:46:00Z-
dc.date.available2018-06-28T13:46:00Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23699-
dc.description.abstractA mobilidade sustentável é atualmente um desafio amplamente promovido. Neste âmbito, os sistemas inteligentes de transportes apresentam potencial na mitigação das diferentes externalidades do tráfego relacionadas com os impactes no ambiente, sociedade e economia. Em particular, os sistemas inteligentes de identificação de rotas (eco-navegação) fornecem informação para uma escolha de rota adequada e permitem reduzir os níveis de congestionamento, consumo de energia e emissões. O principal objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia para um indicador capaz de integrar os impactes do tráfego rodoviário, que possa ser aplicável a um sistema avançado de gestão de tráfego. Assim, são avaliados os custos inerentes às emissões e concentrações de poluentes na atmosfera, o congestionamento, o ruído e a segurança rodoviária, ajustados a contextos locais.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationPTDC/EMS-TRA/0383/2014pt
dc.relationP2020 SAICTPAC/0011/2015pt
dc.relationCISMOB – PGI01611pt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/135817/PTpt
dc.relationSFRH/BPD/100703/2014pt
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-022083pt
dc.relationEste trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-16740.-
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleIndicador integrado para análise dos custos externos do tráfego rodoviáriopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date8-10 maio 2018pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.titleConferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP)pt
Appears in Collections:CESAM - Comunicações
TEMA - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
19. Vilaca et al CIALP18_Ecoindicator.pdf857.37 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.