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dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt
dc.contributor.advisorPombo, Lúciapt
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Rita Monteiropt
dc.date.accessioned2018-06-23T11:56:15Z-
dc.date.available2018-06-23T11:56:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23643-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractEste estudo tem como principal finalidade a inovação pedagógica, aliando o contexto formal outdoor com o recurso a dispositivos móveis para as aprendizagens – mobile learning. Numa primeira fase foram analisadas, em contexto indoor, as dificuldades reveladas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade durante a Prática Pedagógica Supervisionada, procurando minimizá-las através da participação no Projeto EduPARK. Para atingir este objetivo, pretendo dar resposta às seguintes questões de investigação: i) De que modo é que o Projeto EduPARK com foco na exploração do Guião Didático implementado motiva os alunos para aprendizagens? ii) Qual o contributo do projeto EduPARK para minimizar dificuldades ao nível da resolução de tarefas envolvendo Matemática e Estudo do Meio? iii) Como relacionar do ponto de vista didático os contextos formais e não formais para a mobilização/ construção de conhecimentos das áreas de Matemática e Estudo do Meio? Considerando a natureza das questões de investigação, realizou-se uma investigação do tipo qualitativo, baseada em investigação-ação. Assim foi desenhado e implementado um Guião Didático inovador com realidade aumentada, combinando o mundo virtual e real. A análise da adequação didática utilizada tanto na planificação dos conteúdos em sala de aula como no desenho do Guião Didático focou-se, essencialmente, nas dimensões afetiva, cognitiva e ecológica, estando esta última diretamente relacionada com a Etnomatemática. Os resultados mostram que, na aprendizagem dos conceitos relativamente ao domínio de Grandezas e Medida, as dificuldades dos alunos estão maioritariamente relacionadas com a realização de conversões nas medidas lineares, de área e de volume, bem como, na resolução de problemas e tarefas de cálculo neste domínio. No que diz respeito à motivação, os alunos demonstram um interesse elevado por este tipo de método de aprendizagem outdoor, revelando que a tecnologia, tão familiar aos alunos, pode e deve ser articulada com práticas de ensino ao ar livre de forma a potenciar as aprendizagens.pt
dc.description.abstractThe main goal of this study is the pedagogical innovation, allying the formal outdoor context with the use of mobile devices for learning – mobile learning. In a first phase - regarding indoor contexts - the difficulties revealed by the 4th year students, during the Supervised Pedagogical Practice, were analysed, as an attempt to minimise them through the participation in the EduPARK Project. In order to achieve this goal, the aim was to answer the following research questions: i) In what way does the EduPARK project, focused on exploring the implemented educational guide, motivate students to learn? ii) What is the contribution of the EduPARK Project into minimising difficulties in the resolution of tasks, involving Maths and Social Environment? iii) How to link, from a pedagogical point of view, the formal and non-formal contexts for the mobilisation/ construction of knowledge in the fields of Maths and Social Environment? Considering the nature of these research questions, a qualitative research study was carried out based on action-research. Therefore, an innovative Educational Guide with augmented reality was designed and implemented, combining both virtual and real worlds. The analysis of the pedagogical adequacy used both in the planning of the contents in the classroom and in the design of the Educational Guide focused essentially on the affective, cognitive and ecological dimensions. The last one is directly related to Ethnomathematics. The results show that, in the learning of the concepts regarding the domain of Measurement, students' difficulties are mainly related to conversions in linear measures of area and volume, as well as in problem solving and calculation tasks in this field. As far as motivation is concerned, students show a high interest in this type of outdoor learning method, revealing that technology, so familiar to them, can and should be articulated with outdoor teaching practices as a way to empower learning.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectProjetos educativospt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectRealidade aumentadapt
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectMotivação dos alunospt
dc.subjectAtividades ao ar livrept
dc.subject.otherInovaçãopt
dc.subject.otherEnomatemáticapt
dc.subject.otherEducação formal outdoorpt
dc.subject.otherGuião didáticopt
dc.subject.otherProjeto EduPARKpt
dc.subject.otherTICpt
dc.subject.otherRealidade aumentadapt
dc.subject.otherDificuldadespt
dc.subject.otherMotivaçãopt
dc.titleProjeto EduPARK e prática pedagógica supervisionada: experiência indoor e outdoor no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201942577-
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DEP - Dissertações de mestrado

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