Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt
dc.contributor.authorSilva, Ana Rita Resendept
dc.date.accessioned2018-06-21T13:47:28Z-
dc.date.available2018-06-21T13:47:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23619-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractA sociedade atual encontra-se em constante mutação, o que se consubstancia numa riqueza e diversidade linguística e cultural crescentes. Desta forma, a preparação dos nossos alunos para esta realidade torna-se crucial, nomeadamente através de projetos de educação intercultural que promovam a capacidade destes para respeitarem a diferença e que permitam a diminuição de eventuais estereótipos e preconceitos. O Centro Escolar onde desenvolvemos a nossa Prática Pedagógica Supervisionada e onde implementámos o nosso projeto, tornou-se num contexto ideal para a realização deste estudo, uma vez que se verificou a existência de uma comunidade escolar culturalmente diversificada, que apresentava algumas dificuldades por parte de alguns alunos na sua integração e a ocorrência de episódios que pareciam evidenciar alguma falta de respeito entre colegas. Posto isto, delineou-se este projeto com o principal objetivo, em primeiro lugar, de identificar os estereótipos e preconceitos de um grupo de crianças em relação ao Outro e, em segundo lugar, proporcionar atividades que concorressem para a desconstrução de estereótipos e preconceitos através de um projeto de educação intercultural. Os nossos dados foram recolhidos junto dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, essencialmente por inquérito por questionário, inquérito por entrevista, notas de campo, desenhos, fotos, bem como trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Para o tratamento da informação recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, onde se realizou a análise estatística descritiva simples das questões fechadas do questionário e a análise de conteúdo do restante material. Através dos resultados do nosso projeto conseguimos perceber que apesar dos alunos possuírem alguns preconceitos e estereótipos em relação ao Outro, apresentam interesse em os conhecer mais ao pormenor, mostrando por vezes algumas soluções para a sua integração na sociedade. Deste modo, acreditamos ser importante que os alunos desenvolvam capacidades de aceitação, respeito e valorização do Outro, ajudando-o a integrar-se na comunidade escolar e na sociedade em geralpt
dc.description.abstractThe present society is constantly changing, which is compounded by a growing linguistic and cultural richness and diversity. In this way, the preparation of our students for this reality becomes crucial, especially through projects of intercultural education that promote their ability to respect the difference and allow the reduction of eventual stereotypes and prejudices. The School Center where we developed our Supervised Pedagogical Practice and where we implemented our project, became an ideal context for this study, since it was verified the existence of a culturally diverse school community, which presented some difficulties on the part of some students in their integration and the occurrence of episodes that seemed to show some lack of respect among colleagues. Having said this, this project was outlined with the primary objective, first of all, to identify the stereotypes and prejudices of one group of children in relation to the Other, and secondly to provide activities that would contribute to the deconstruction of stereotypes and prejudices through of an intercultural education project. Our data were collected from the students of a 3rd grade class, mainly by questionnaire survey, interview survey, field notes, drawings, photos, as well as works produced by the students themselves. For the treatment of information, a qualitative methodology was used, where simple descriptive statistical analysis of the closed questions of the questionnaire and the content analysis of the remaining material were performed. Through the results of our project we can realize that although the students have some prejudices and stereotypes in relation to the Other, they are interested in knowing them more in detail, sometimes showing some solutions for their integration into society. In this way, we believe that it is important for students to develop abilities of acceptance, respect and appreciation of the Other, helping them integrate into the school community and society in general.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação interculturalpt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectComunicação interculturalpt
dc.subjectPreconceitospt
dc.subjectEstereótipos (Psicologia social)pt
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e socialpt
dc.subject.otherEducação Interculturalpt
dc.subject.otherDiálogo interculturalpt
dc.subject.otherFormação pessoal e socialpt
dc.subject.otherEstereótipospt
dc.subject.otherPreconceitospt
dc.titleA educação intercultural e a desconstrução de estereótipos e preconceitos: um estudo no 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201944014-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.