Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23605
Title: Estratégias de ensino-aprendizagem na promoção de implicação e bem-estar emocional em crianças do 1º CEB
Author: Cardoso, Hélia de Jesus dos Santos
Advisor: Figueiredo, Aida
Keywords: Educação das crianças
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
Bem-estar emocional - Crianças
Investigação-acção
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A época que vivemos apresenta-se em constante mudança a nível social e educativo. As crianças do presente século necessitam de aprender a enfrentar as dificuldades com perseverança, almejar novas aprendizagens e desenvolver um pensamento crítico e reflexivo para que possam ser adultos realizados e integrados na sociedade. No entanto, ainda, observamos escolas do século XIX e crianças que a encaram como uma rotina. Desta forma, é fulcral que o professor seja capaz de promover contextos de qualidade e aproximar a escola do século XIX da criança do século XXI. Neste sentido, conforme Laevers (1994) e Vygotsky (1996), o professor atual, além de conferir liberdade às crianças na tomada de decisões estimula o pensamento e respeita as necessidades básicas de cada uma delas. De acordo com um critério de classificação de estratégias de ensino-aprendizagem indicado por Vieira (2005), este professor planifica a sua ação centrada na criança assumindo um papel mais passivo comparado ao da criança. Assim sendo, este estudo teve como objetivo avaliar os níveis de implicação e de bem-estar emocional durante a implementação de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tendo em conta o que cada estratégia oferece. O presente estudo, realizado numa escola do 1.ºCEB do concelho de Aveiro, inseriu-se num estudo qualitativo com características de investigação-ação e teve como participantes três crianças do 4.º ano do 1.ºCEB. Os resultados permitiram perceber que, atendendo às características das crianças, a implementação de estratégias de discussão proporcionou níveis de bem-estar e implicação elevados.
The period in which we live in is constantly changing at a social and educational level. Students of today need to learn how to face difficulties with perseverance, aim for new learning and develop a critical and reflexive mind for the creation of realized and integrated individuals in society. However, we observe nineteenth-century schools of though and students who are viewed as a routine. That established, it is crucial that the teacher is able to promote quality contexts and bring a nineteenth century school closer to the student of the 21st century. In this sense, the current teacher, according to Laevers and Vygotsky, needs to confer freedom to the students in the decision making process and stimulate the thought, while respecting the basic needs of each student. According to a classification criterion of teaching-learning strategy indicated by Vieira, the teacher plans his action centered on the student, assuming a more passive role compared to the later. Therefore, this study aimed to evaluate the levels of implication and emotional well-being during the implementation of different teaching-learning strategies, taking into account what each strategy offers. The present study, carried out in the 1st CEB school of Aveiro, is inserted in the qualitative research with characteristics of action-research and had as object of study three students of the 4th year of the 1st CEB. Data analysis allowed us to perceive that, taking into account the characteristics of the students, the implementation of a discussion strategy provided levels of well-being and a high level of implication.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23605
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf6.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.