Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23600
Title: Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
Author: Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Desenvolvimento das crianças
Crianças - Desenvolvimento psicológico
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. A sua principal finalidade passou por promover oportunidades de aprendizagem cooperativa no grupo de crianças. Desta forma, o projeto incidiu na observação das dinâmicas de trabalho/aprendizagem em grupo e identificação das competências, necessidades e interesses das crianças, visando promover os respetivos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O estudo foi realizado recorrendo, principalmente, à observação direta, à análise de registos escritos, vídeo-gravações e registos fotográficos. Na análise das dinâmicas de trabalho em grupo, assumimos como pilar essencial, a abordagem experiencial em educação, mais especificamente, os indicadores de bem-estar emocional e implicação. Após a análise de todo o processo de intervenção e dos efeitos causados, concluímos que, de forma geral, o trabalho cooperativo contribuiu muito para o estabelecimento de relações interpessoais positivas. Além disso, as aprendizagens formais foram realizadas num ambiente mais favorável e agradável, onde as crianças trabalharam em prol de objetivos comuns e onde o papel mediador do adulto foi essencial.
The present teaching practice report describes a case study carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar, referring to the 2nd year of the Master’s Degree in Pre-school and Elementary Education, at the University of Aveiro. Its main purpose was to promote cooperative learning opportunities among the group of children. This way, the project focused at the observation of the group work/learning dynamics, and the identification of children’s needs, skills and interests, aiming to promote their learning and development processes. The study was carried out resorting, mostly, to direct observation, the analysis of written and photographic records, and videos. In order to analyse the work group dynamics, we stood within the Experiential Approach in Education, appealing to the process variables Emotional Well-being and Implication, as the core concepts and tools. After analysing the whole intervention process and the provoked effects, we concluded that, overall, cooperative work largely contributed to the establishment of positive interpersonal relationships. In addition, formal learning was conducted in a more favourable and enjoyable environment, where children worked towards common goals and where the role of the adult mediator was essential.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23600
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.