Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23589
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, António Manuel de Bastos | pt |
dc.contributor.advisor | Melo, Francisco | pt |
dc.contributor.author | Bárbola, José Pedro Jardim | pt |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T12:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/23589 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt |
dc.description.abstract | A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente. | pt |
dc.description.abstract | Motochanics UA- Fundação do Desporto is a team that will participate in its second Motostudent event. To participate in the competition, the team must design and build a fully functional racing motorcycle prototype. This master thesis has the objective of designing the prototype’s frame. This work covers, initially, a study of the different existing motorcycle frames, as well as the dynamic influence of the geometry of a motorcycle and the frame. All the processes required for designing a frame are explained, starting with the desired requirements, the material choices, manufacturing processes and a cinematic study of a motorcycle. Certain test scenarios where created to validate and optimize the frame developed, with resource of finite element method. Being this the second-generation frame, of the team, a comparison, between the first developed frame and the one created in this work, were presented. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.relation | FCT-UID/EMS/00481/2013 | pt |
dc.relation | CENTRO-01-0145-FEDER-022083 | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Veículos motorizados | pt |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt |
dc.subject | Método do elemento finito | pt |
dc.subject.other | Motostudent | pt |
dc.subject.other | Quadro | pt |
dc.subject.other | Motochanics UA | pt |
dc.subject.other | Projeto mota | pt |
dc.subject.other | Análise estrutural | pt |
dc.subject.other | Rigidez estrutural | pt |
dc.subject.other | Dinâmica de um motociclo | pt |
dc.subject.other | Elementos finitos | pt |
dc.title | Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.date.embargo | 2019-01-11T13:00:00Z | - |
dc.identifier.tid | 201944626 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 18.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.