Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23589
Title: | Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
Author: | Bárbola, José Pedro Jardim |
Advisor: | Pereira, António Manuel de Bastos Melo, Francisco |
Keywords: | Veículos motorizados Análise estrutural (Engenharia) Método do elemento finito |
Defense Date: | 11-Jan-2018 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá
participar pela segunda vez na competição Motostudent
2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e
construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de
projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na
competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo
dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência
dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como
a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do
quadro, passando pela priorização de especificações, às
escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático
de uma mota. Foram criadas situações de teste com base
nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar
e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo
método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de
segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também
comparado com o já existente. Motochanics UA- Fundação do Desporto is a team that will participate in its second Motostudent event. To participate in the competition, the team must design and build a fully functional racing motorcycle prototype. This master thesis has the objective of designing the prototype’s frame. This work covers, initially, a study of the different existing motorcycle frames, as well as the dynamic influence of the geometry of a motorcycle and the frame. All the processes required for designing a frame are explained, starting with the desired requirements, the material choices, manufacturing processes and a cinematic study of a motorcycle. Certain test scenarios where created to validate and optimize the frame developed, with resource of finite element method. Being this the second-generation frame, of the team, a comparison, between the first developed frame and the one created in this work, were presented. |
Description: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23589 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 18.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.