Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23589
Title: Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
Author: Bárbola, José Pedro Jardim
Advisor: Pereira, António Manuel de Bastos
Melo, Francisco
Keywords: Veículos motorizados
Análise estrutural (Engenharia)
Método do elemento finito
Defense Date: 11-Jan-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente.
Motochanics UA- Fundação do Desporto is a team that will participate in its second Motostudent event. To participate in the competition, the team must design and build a fully functional racing motorcycle prototype. This master thesis has the objective of designing the prototype’s frame. This work covers, initially, a study of the different existing motorcycle frames, as well as the dynamic influence of the geometry of a motorcycle and the frame. All the processes required for designing a frame are explained, starting with the desired requirements, the material choices, manufacturing processes and a cinematic study of a motorcycle. Certain test scenarios where created to validate and optimize the frame developed, with resource of finite element method. Being this the second-generation frame, of the team, a comparison, between the first developed frame and the one created in this work, were presented.
Description: Mestrado em Engenharia Mecânica
URI: http://hdl.handle.net/10773/23589
Appears in Collections:DEM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf18.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.