Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23576
Título: Quality of experience in web browsing
Outros títulos: Qualidade de experiência em navegação web
Autor: Loureiro, Sara Cristina Pereira
Orientador: Barraca, João Paulo Silva
Palavras-chave: Páginas web - Navegação
Qualidade de serviços (Redes de computadores)
Pesquisa de informação - Avaliação da qualidade
Data de Defesa: 20-Dez-2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: This Master dissertation has the aim of study, and further develop, a tool that allows to gather Quality of Experience metrics, in the Web browsing context, in order to perceive, as close to reality as possible, the experience that real users would have during the navigation in webpages. The gathering of Quality of Experience and Service metrics are essential for telecom operators, in order to diagnose the quality of services and, consequently, perceive the level of satisfaction of its clients. In this context, the solution was an application that acts independently and performs tests, that allow to infer the experience that a real user would face during the access to a webpage, through a real browser. The solution is able to: extract time metrics, information related with the Web navigation, the status of the webpage and its resources. Furthermore, it allows to con gure simple or more complex interaction test scenarios with the webpage, take screen captures during the test execution and even download all the les belonging to the webpage that were loaded. The solution was tested in order to evaluate its performance and returned values (metrics) reliability, comparing with a real navigation values.
Esta dissertação de Mestrado tem por objectivo o estudo e o desenvolvimento de uma ferramenta de aferição de métricas de Qualidade de Experiência, no contexto da navegação Web, de modo a percepcionar, da forma mais real possível, a experiência dos utilizadores comuns na navegação em paginas Web arbitrarias. A obtenção de métricas que permitam determinar a Qualidade de Experiência e de Serviço são uma ferramenta essencial para as operadores de telecomunicações, de forma a diagnosticar o nível de qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, perceber o grau de satisfação dos clientes. Neste contexto, a solução desenvolvida foi uma ferramenta que actua de forma independente e efectua testes que permitem aferir a experiência a que um utilizador normal estaria sujeito face a navegação numa pagina Web, num browser real. Assim, a aplicação desenvolvida e capaz de: extrair intervalos temporais para inferir a qualidade da experiência, informações acerca da navegação e do estado da pagina Web, bem como dos seus componentes. Para alem disso, permite configurar cenários de interacção simples ou complexos com a pagina, tirar capturas de ecra em vários momentos durante o correr do programa e ainda, permite descarregar todos os ficheiros que compõem a pagina Web, que foram carregados. Esta solução foi sujeita a testes de averiguação do desempenho e da contabilidade dos valores devolvidos (métricas) pela mesma, quando comparados com uma navegação real.
Descrição: Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
URI: http://hdl.handle.net/10773/23576
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.