Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23533
Title: Oportunidades e tecnologias para a criação de valor nos serviços de Smart Vending
Author: Fernandes, Rafaela Marisa Geraldo
Advisor: Amorim, Marlene Paula Castro
Dias, Marta Alexandra da Costa Ferreira
Keywords: Engenharia e gestão industrial
Venda automática
Pagamento electrónico
Comércio electrónico
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho insere-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O objetivo geral deste é analisar e compreender a importância dos atributos determinantes da qualidade do serviço no contexto do vending e entender em que medida a implementação de serviços inteligentes, no contexto da venda automática, i.e. smart vending com recurso a um sistema smart card, poderia aportar benefícios ao negócio no contexto das empresas existentes em Portugal. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura associada aos conceitos de vending machines, smart vending, smart card e cashless. Procurou-se investigar qual a perceção de utilidade que o uso deste tipo de sistemas, i.e. o uso de cashless no vending, objetivando assim contribuir para aferir a viabilidade de implementação de novas soluções para um melhor escoamento e abastecimento dos produtos através do smart vending. Posteriormente é investigado o impacto potencial da introdução do smart vending através um estudo de mercado de modo avaliar a integração deste num modelo convencional, e perceber quais as consequências da alteração do vending convencional para o smart vending. Para tal desenvolveu-se um questionário, acompanharam-se empresas e por fim realizou-se uma análise de toda a informação recolhida. Finalizando demostra-se as vantagens da utilização cashless e a sua aceitação por parte da sociedade.
This article is part of the dissertation of the Master in Industrial Engineering and Management. The general objective of this paper is to analyze and understand the importance of attributes that determine the quality of service in the context of vending, and to understand to what extent the implementation of intelligent services in the context of vending, smart vending using a smart card system, could business benefits in the context of existing companies in Portugal. Initially, a review of the literature associated with the vending machines, smart vending, smart card and cashless concepts was carried out. We sought to investigate the utility perception that the use of this type of systems, the use of cashless in the vending, in order to contribute to assess the viability of implementing new solutions for a better disposal and supply of products through smart vending. Later, the potential impact of the introduction of smart vending through a market study is investigated in order to evaluate its integration into a conventional model and understand the consequences of changing from conventional vending to smart vending. For this purpose, a questionnaire was developed, followed by companies and finally an analysis of all the information collected. Finally, we conclude the advantages of cashless and their acceptance by society.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/23533
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.