Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Salgadopt
dc.contributor.authorAlmeida, Shari Simpson dept
dc.date.accessioned2018-06-15T10:18:25Z-
dc.date.available2018-06-15T10:18:25Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23510-
dc.descriptionDoutoramento em Músicapt
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar uma performance multimodal, de três obras importantes no repertório solo da flauta transversal: Density 21.5 (Varèse), Syrinx (Debussy), e a Sonata em Lá menor (Carl Philipp Emanuel Bach). Utilizou-se como inspiração primária para a criação da performance das obras, material coletado por meio de entrevistas abertas e semi-estruturadas, realizadas com 14 flautistas profissionais de diferentes nacionalidades e formações. Os dados obtidos por meio das entrevistas relacionam-se à performance, ensino, ao uso de recursos extramusicais na performance musical, e à associação de imagens, metáforas e narrativas à concepção musical. Após a análise dos dados, o processo de criação foi descrito, explicitando os elementos específicos das entrevistas, utilizados no processo de criação, que utilizou a performance como experimentação, e também como produto/resultado.pt
dc.description.abstractThe main goal of this research was to develop a multimodal performance of three important works for solo flute: Density 21.5 (Varèse), Syrinx (Debussy), e a Sonata in A Minor (Carl Philipp Emanuel Bach). The inspiration to create the performance was the data collected by means of open interviews with 14 professional flutists from different places and backgrounds. The data obtained referred to their performance practices, teaching, exploring extra-musical resources in the performance and the relationship between images, metaphors and narratives and their music conception. After the analyses of the data, the creative process was described, demonstrating which specific elements from the interviews were used during this process. The performance was used as means of experimentation during the creative process, and also as a product/outcome of the research.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectTeoria da músicapt
dc.subjectInterpretação musicalpt
dc.subjectFlauta transversalpt
dc.subject.otherDensity 21.5pt
dc.subject.otherSyrinxpt
dc.subject.otherSonata em Lá Menorpt
dc.subject.otherCarl Philipppt
dc.subject.otherPerformance multimodalpt
dc.subject.otherMetáforaspt
dc.subject.otherNarrativaspt
dc.subject.otherFlauta transversalpt
dc.titleO uso de metáforas, imagens e narrativas na construção de sentido de uma performance multimodalpt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101423063-
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf9.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.