Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23510
Título: O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção de sentido de uma performance multimodal
Autor: Almeida, Shari Simpson de
Orientador: Correia, Jorge Salgado
Palavras-chave: Música
Teoria da música
Interpretação musical
Flauta transversal
Data de Defesa: Mai-2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar uma performance multimodal, de três obras importantes no repertório solo da flauta transversal: Density 21.5 (Varèse), Syrinx (Debussy), e a Sonata em Lá menor (Carl Philipp Emanuel Bach). Utilizou-se como inspiração primária para a criação da performance das obras, material coletado por meio de entrevistas abertas e semi-estruturadas, realizadas com 14 flautistas profissionais de diferentes nacionalidades e formações. Os dados obtidos por meio das entrevistas relacionam-se à performance, ensino, ao uso de recursos extramusicais na performance musical, e à associação de imagens, metáforas e narrativas à concepção musical. Após a análise dos dados, o processo de criação foi descrito, explicitando os elementos específicos das entrevistas, utilizados no processo de criação, que utilizou a performance como experimentação, e também como produto/resultado.
The main goal of this research was to develop a multimodal performance of three important works for solo flute: Density 21.5 (Varèse), Syrinx (Debussy), e a Sonata in A Minor (Carl Philipp Emanuel Bach). The inspiration to create the performance was the data collected by means of open interviews with 14 professional flutists from different places and backgrounds. The data obtained referred to their performance practices, teaching, exploring extra-musical resources in the performance and the relationship between images, metaphors and narratives and their music conception. After the analyses of the data, the creative process was described, demonstrating which specific elements from the interviews were used during this process. The performance was used as means of experimentation during the creative process, and also as a product/outcome of the research.
Descrição: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23510
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf9.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.