Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23502
Title: Qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência na gestão dos recursos: um estudo sobre a adoção do smart parking da ParkWare
Author: Lima, Maria Francisca Costa de
Advisor: Oliveira, Manuel Au-Yong
Keywords: Gestão
Planeamento urbano - Sistemas inteligentes
Tecnologias da informação e comunicação
Cidades
Parques de estacionamento - Gestão
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A questão das cidades inteligentes (smart cities) em Portugal, apesar de pouco falada pelo público em geral, começa já a ganhar o seu território no meio tecnológico e empresarial português. As soluções inteligentes (smart solutions) começam já a ser vistas como soluções para o crescimento da população e para as dificuldades de gestão dos recursos existentes nas cidades. Uma dessas dificuldades passa pela gestão da área de estacionamento existente. Como melhorar a eficiência dos parques de estacionamento? Que ferramentas estão disponíveis para aumentar a rotatividade dos lugares de estacionamento, ao mesmo tempo que se aumenta o controlo às infrações? Como é que se pode saber se, a determinada hora e em determinada rua, existe um lugar disponível? Estas são algumas das respostas dadas pela solução tecnológica de Parkware, o Smart Parking. Uma solução inteligente de gestão de estacionamento, criada para as entidades gestoras de estacionamento e para os condutores. Para a escrita deste relatório de estágio foram feitas entrevistas a quatro entidades gestoras de áreas de estacionamento e feitos 210 inquéritos a possíveis utilizadores da aplicação móvel de estacionamento inteligente associada à solução Smart Parking. As entrevistas ajudaram a confirmar que, de facto, o Smart Parking responde às necessidades de quem gere o estacionamento e indicam que estas mesmas entidades sabem a importância da mobilidade e têm conhecimento deste tipo de tecnologia. Já os inquéritos permitiram compreender o interesse dos possíveis futuros utilizadores por este tipo de tecnologia, assim como testar associações entre categorias e perceber entre quais existem relações dependentes. Assim se conclui que os clientes de futuro, deste tipo de soluções de estacionamento inteligente, serão os indivíduos mais velhos, com melhores habilitações literárias, e com maior rendimento mensal bruto. Por fim, apurou-se com este trabalho que o estacionamento e a sua regulação e organização leva em conta muitos fatores – tais como o bem-estar, a qualidade de vida, a sustentabilidade do planeta e a eficiência na gestão dos recursos. As multas não terão, segundo os entrevistados, somente objetivo de juntar recursos nos municípios, mas têm uma visão mais abrangente de ordenar o território e de gerir eficientemente os espaços – espaços esses com cada vez maior procura, nos centros urbanos, e, por conseguinte, cada vez mais escassos e necessitados de uma atenção ao mais alto nível de quem está a gerir as cidades. Conforme disse um dos entrevistados, referindo-se a este tema: “Nós agora temos que dar estacionamento, mas integrado em pacotes de mobilidade, é assim que tem de funcionar, não há outra forma de funcionar.”
In Portugal, the discussion regarding smart cities, although little discussed by the general public, is already beginning to gain its territory in the Portuguese technological and business environment. Smart solutions are starting to be seen as answers to deal with population growth and the difficulties of managing the available resources in cities. One of those solutions involves the efficient management of the existing parking area. How can we improve the efficiency of a parking area? What tools are available to increase the rotation of parking spaces, while increasing control over infractions? How can you tell if there is a place available at a certain time or in a particular street? These are some of the answers given by Parkware’s technology – the Smart Parking solution, an intelligent parking management solution designed for parking managers and drivers. For this internship report, interviews were performed with four management entities of parking areas. Furthermore, 210 individuals answered a survey, these users being possible users of the intelligent parking mobile application, part of the Smart Parking solution. The interviews helped confirm that, in fact, the Smart Parking solution provides an answer to the needs of those who run parking areas and have proven that these same entities know the importance of mobility and are aware of this type of technology. On the other hand, the surveys allowed us to understand the interest of potential future users in this type of technology, as well as to test associations between categories and to know which of them are dependent. Thus, we conclude that the future customers of this type of smart parking solutions will be older individuals with higher qualitifications and with higher gross monthly income. Finally, this study on parking has shown that organizing and regulating parking takes into account many factors – such as well-being, quality of life, sustainability of the planet, and efficiency in the management of resources. Parking fines do not only have, according to the interviewees, a financial objective, for the city councils, having rather a greater vision to organize the territory and to manage space more effectively – spaces which are in ever higher demand, in urban centres, and, as a consequence, are ever scarcer and thus requiring attention at the highest levels by those managing cities. As one interviewee stated: “We have to now provide parking, but integrated in mobility packages, that is how it must work, there is simply no other way.”
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/23502
Appears in Collections:DEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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