Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23494
Title: Os eventos culturais como promotores do desenvolvimento local: o caso da festa do vinho Madeira
Author: Serrão, Silvana Micaela Jesus
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Keywords: Gestão do turismo
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Eventos culturais
Desenvolvimento regional
Produtos regionais
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O turismo na Ilha da Madeira, assume-se como um pilar essencial para a economia da região. A crescente relevância dos eventos tem-se afirmado como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta para a diferenciação dos destinos. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores da região. A presente dissertação pretende analisar o potencial da Festa do Vinho da Madeira para o desenvolvimento local e perceber se a realização deste tipo de eventos contribui para a valorização dos produtos locais. A investigação visa desenvolver uma metodologia qualitativa, com a aplicação de entrevistas às entidades públicas e privadas, assim como a associações locais que participam neste evento cultural. As entrevistas foram concretizadas durante e após o evento, mediante disponibilidade dos entrevistados. Os resultados obtidos permitem concluir que a Festa do Vinho da Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, como o próprio desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.
Tourism in Madeira Island is a fundamental pillar of the region's economy. The increasing relevance of events has been affirmed as an integral part of the economic and cultural strategies of cities and regions, making them an opportunity for the differentiation of destinations. Madeira Wine was for a long time one of the main engines of the region's economy, providing employment for many winegrowers and producers in the region. Being Madeira wine, a highly appreciated and desired product across borders, this dissertation aims to analyse the potential of the Madeira Wine Festival for local development and perceive if the accomplishment of this kind of events contributes to the valorisation of local products. Thus, this research aims to develop a qualitative methodology, with the usage of interviews to public and private entities, as well as local associations participating in this cultural event. The interviews were conducted during and after the event, subject to the availability of the interviewees. The results obtained allow us to conclude that the Madeira Wine Festival is an effective tool for the promotion and appreciation of local products. The realization of this event boosts not only the local economy, but also the development of tourism in the destination, so it is possible to affirm that cultural events are promoters of local development.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23494
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.