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Title: Linhas de montagem na indústria automóvel: melhoria do rendimento operacional e balanceamento de postos
Author: Ferreira, Rafael Marques
Advisor: Xambre, Ana Raquel Reis Couto
Keywords: Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel
Linhas de montagem
Eficiência industrial
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente projeto, levado a cabo numa linha de montagem, de uma organização da indústria automóvel focou-se em dois problemas centrais contextualizados pelos objetivos do projeto. Em síntese, existiu um primeiro problema de necessidade de melhoria do rendimento operacional da linha de mecânica devido ao excesso de tempo não produtivo observado e, em segundo, um problema de necessidade de ajustes ao balanceamento de uma linha de preparação de motores, devido à entrada de um novo modelo de veículo que irá provocar mudanças no processo produtivo. Os objetivos do projeto consistiram primeiramente, no aumento em 10% do rendimento operacional da linha de mecânica e, em segundo, conceber uma solução de balanceamento para a nova implementação da linha de preparação de motores, de forma a satisfazer as novas exigências do processo produtivo, particularmente ao nível do tempo necessário para realizar as operações. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizada uma metodologia baseada nas seguintes fases: estudo da situação inicial, elaboração de uma proposta de solução, implementação das medidas planeadas, monitorização do seu impacto e ajuste, em caso de necessidade. Foram realizados estudos intensivos das linhas, ao nível da sua natureza operacional, para identificar pontos relevantes do processo produtivo que necessitavam de intervenção, tendo sido ainda necessário recorrer a estudos de tempos em ambas as linhas. Um primeiro estudo foi direcionado ao mecanismo automático de transporte de veículos ao longo da linha de mecânica e o segundo estudo, para a realização do balanceamento, foi mais focado na medição do trabalho dos operadores da linha. Foi possível atingir os objetivos propostos para o projeto, nomeadamente o aumento do rendimento operacional em mais de 10% e a criação de uma solução de balanceamento da linha capaz de acomodar o novo processo produtivo. Consequentemente, foi possível obter outras melhorias tais como a estabilização do fluxo de produção e a melhoria do clima social na linha.
The present project was carried out in an assembly line of an organization in the automotive industry, and was focused on two central problems that were contextualized by the project’s objectives. The first problem was the need of increasing the operational performance of the “mechanical line” due to the existent excessive non-productive time. The second problem referred to the need of adjusting the line balancing, according to new operational requirements in the assembly process of the new vehicle model soon to be entering production. The project’s objectives consisted primarily, in achieving a 10% increase in the operational performance of the “mechanical line” and, secondly, conceiving a line balancing solution for the new implementation of the “motor’s preparation line” in order to satisfy the new operational demands, in particular, considering the required times for operations. In order to effectively achieve the proposed objectives the following stages were carried out: initial study of the problem, creation of a solution plan, implementation of the proposed measures, monitoring of the impact in the production system, and, when required, adjustments to the measures implemented. Studies of the lines, considering their operational nature, were carried out to identify relevant points in the production process that needed intervention and time-studies for both lines had to be made. A first time-study was for the automated mechanism of transport of the vehicles throughout the “mechanical line” and a second time-study essentially focused on work measurement of the operators of the “motor’s preparation line”. The proposed objectives of the project were achieved, namely there was an increase of over 10% in the operational performance and a new line balancing solution for the new productive process was engineered. Other contributions for the company were achieved, as a consequence of the project’s success, such as smoothing the production flow and improvement of the social climate in the mechanical line.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/23486
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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