Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/23478
Title: | Sistema de educação online para desenvolvimento de software |
Other Titles: | Online education system for software development |
Author: | Oliveira, Paulo Jorge Nascimento |
Advisor: | Gomes, Diogo Nuno Pereira Barraca, João Paulo Silva |
Keywords: | Ensino à distância E-learning Recursos web Multimédia interactiva Desenvolvimento de software Computação em nuvem |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A tecnologia teve um papel fundamental na evolução dos processos de ensino,
nomeadamente o uso de formatos multimédia que permitem aperfeiçoar
a exposição de conteúdo e a troca de informação como resultado deu-se a
proliferação de alguns sistemas de E-Learning.
A adoção destes sistemas de E-Learning surgem de necessidades ou preocupações,
como por exemplo, ensino à distância, partilha de documentos,
métodos de avaliação autónoma entre outras funcionalidades, das quais
foram parcialmente resolvidas com o uso da Internet e de outras tecnologias.
Atualmente, sistemas de referência, como o caso do MOODLE, não se
focalizam numa área especifica da educação e as ferramentas que disponibilizam
permitem mitigar as necessidades anteriormente mencionadas.
Mas em áreas com necessidades mais especificas como é o exemplo da
informática, mais precisamente o ensino de competências de programação,
estas funcionalidades são um suporte limitado aos docentes que as usam.
Recentemente, têm sido feito esforços, como por exemplo, o desenvolvimento
de plataformas para competições de programação ou sistemas autónomos
de avaliação de código.
Nesta dissertação propõe-se uma nova solução para o ensino de programação
desenvolvida em tecnologias web. A solução está dividida em
duas partes, um formato interativo para a transmissão de conhecimento
teórico-prático e um ambiente partilhado para o desenvolvimento de trabalhos
de grupo. Technology was essential to the evolution of learning methods more precisely the use of multimedia formats which allow the improvement of content exposure and the exchange of information as a result some of the E-Learning systems proliferated. The adoption of these E-Learning systems arise from needs or concerns, such as distance learning, sharing documents, autonomous evaluation among other functionalities and were solved with the Internet and other technologies. Nowadays, some acknowledged systems, such as MOODLE, do not focus on a specific area of education and his tools mitigate the needs mention above. But in areas with specific needs such as computer science, like teaching programming skills, these features are offer a limited support to teachers who use them. Recently, efforts have been made to develop platforms for programming competitions or autonomous evaluation systems. On this dissertation a new solution is proposed to be used to teach programming and is being developed based on Web technologies. This solution is made into two parts, the first is a new format to display interactive content and the second is a shared environment for group work. |
Description: | Mestrado em Sistemas de Informação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23478 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.