Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23455
Title: Projeto de identidade visual para a Casa Costinhas
Author: Gonçalves, Marta da Conceição Marques
Advisor: Ferreira, Luís Marques
Keywords: Design
Doçaria - Guimarães (Portugal)
Gastronomia - Guimarães (Portugal)
Marcas
Identidade visual - Doçaria
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Desde 1910 que a Casa Costinhas é considerada um dos “rostos” da doçaria tradicional vimaranense. A continuidade da sua estrutura familiar permitiu conservar saberes e tradições inerentes à confeção e decoração artesanais dos doces, entre os quais têm primazia a Torta de Guimarães e o Toucinho do Céu. A ausência de um signo visual facilmente associado à Casa Costinhas, impossibilita o seu reconhecimento como casa ímpar de doçaria regional e conventual, além de condicionar o crescimento e a visibilidade da empresa face aos seus concorrentes diretos. É hoje consensual que uma identidade visual coerente e consistente é importante para o reconhecimento e o posicionamento da empresa, tornando-se assim evidente a importância da sua construção e comunicação para o sucesso de qualquer marca. Neste sentido, o presente projeto apresenta o desenvolvimento de uma identidade visual para a Casa Costinhas, que comunique eficazmente os seus valores corporativos, promovendo o seu reconhecimento e visibilidade no mercado gastronómico, com enfoque no ramo da doçaria tradicional portuguesa. Para o desenvolvimento do projeto, seguiu-se uma metodologia estruturada em quatro etapas de trabalho, nomeadamente, observação, descrição, análise e elaboração. Os resultados obtidos traduziram-se na criação de uma solução orientada para a simplicidade da forma que permite identificar a Casa, enfatizando a união do “saber-fazer” revelado na arte da doçaria artesanal. A identidade visual da Casa Costinhas exibe um caráter artesanal modesto e distinto, refletindo a sua qualidade e fidelidade às receitas tradicionais e aos métodos de fabrico artesanal.
Since 1910, Casa Costinhas is regarded as one of the faces of the traditional confectionery of Guimarães. The stability of its familiar structure has allowed the holding of knowledge and traditions regarding the handmade production and decoration of sweets, among which the Torta de Guimarães and the Toucinho do Céu stand out. The absence of a visual sign easily associated with Casa Costinhas precludes its recognition as a unique house of regional and conventual confectionery, besides it restrains the growth and exposure of the company, when compared to its direct competitors. Nowadays it is unanimous that a consistent visual identity is important for the recognition and positioning of the company, making clear the importance of its construction and communication to the success of any brand. In that sense, this project presents the development of a visual identity for Casa Costinhas, that effectively communicates its corporate values, fostering its recognition and visibility in the food market, with an emphasis on the segment of Portuguese traditional confectionery. For the development of the project, a methodology structured in four stages of work was followed, namely observation, description, analysis and elaboration. The results translated into the creation of a form simplicity solution that enables the identification of the Casa Costinhas, highlighting the union of the know-how revealed in the art of handmade confectionery. The visual identity of Casa Costinhas shows a humble and distinctive handmade nature, reflecting its quality and fidelity to the traditional recipes and the handmade production methods.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/23455
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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