Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23428
Title: Memórias de um marinheiro : uma experiência de aplicação de processos criativos e artísticos em aulas de formação musical
Author: Gaspar, Ana Raquel Santos
Advisor: Caspurro, Helena
Keywords: Ensino da música
Formação musical
Composição musical
Criatividade
Improvisação (Música)
Pensamento criativo
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório de Prática de Ensino supervisionada é constituído por duas partes, uma que relata e descreve prática de ensino realizada, a outra reportase ao projeto de investigação e realização educativa e artística. Neste projeto educativo pretendeu-se realizar uma experiência educativa e artística no âmbito da disciplina de Formação Musical do programa curricular da escola de Artes da Bairrada, em contexto da Prática de Ensino Supervisionada pela Universidade de Aveiro. Esta experiência foi sustentada nalguns aspetos teóricos relacionados com a criatividade e o pensamento criativo, nomeadamente no contexto da sua promoção em situações de ensino e aprendizagem. A aplicação de conceitos e processos descritos em bibliografia relacionada com o tema, inclusive de natureza musical, como pensamento divergente, Aprendizagem Baseada em Problemas, “thinking in sound”, bem como o trabalho em ambientes colaborativos, moldou o rumo da experiência concebida e realizada e que visou, em última instância, paralelamente ao ideal de aprendizagem em domínios como a audição, análise, composição e improvisação, a criação de um espetáculo de música cénica intitulado Memórias de um marinheiro. O planeamento e reflexão em torno de conteúdos e processos de aprender música previstos nos programas de Formação Musical, nomeadamente do 1º e 4º graus, tendo em vista o desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos, constituiu o principal objetivo do projeto apresentado. Concomitantemente, pretendia-se que o processo migrasse diretamente para a concepção e realização de um espetáculo. Assim, outro dos objetivos do projeto foi a concepção e construção, pelo professor/investigador, de um ‘guião’ ou narrativa temática tendo em vista esse espetáculo e que possibilitasse um possível enquadramento e desenvolvimento das atividades de aprendizagem realizadas pelos alunos ao longo do ano letivo – trabalho que resultou na (re)criação e arranjo de um conjunto de canções do cancioneiro popular já existente, nomeadamente os volumes I, II e III da coletânea “Cancioneiro de músicas populares”, coleção recolhida por César das Neves. Estiveram envolvidos no projeto três turmas da Escola de Artes da Bairrada, duas turmas de 1ºgrau e duas de 4ºgrau. A criação e apresentação pública de um espetáculo intitulado Memórias de um marinheiro, elaborado pela mão de alunos e professor, foi o culminar de todo o processo educativo e artístico almejado. Foi apresentado no dia 23 de junho de 2017, no Museu de Etnomúsica, Troviscal, Oliveira do Bairro. Como conclusão do projeto, é apresentada uma reflexão pessoal sobre a experiência e performance realizada.
This report on Supervised Teaching Practice consists of two parts, one that reports and describes teaching practice performed, the other report on the project of educational and artistic research and achievement. In this educational project it was intended to carry out an educational and artistic experience within the scope of the Music Education discipline of the curriculum program of the School of Arts of Bairrada, in the context of the Teaching Supervision Practice of the University of Aveiro. This experience was supported by some theoretical aspects related to creativity and creative thinking, especially in the context of its promotion in teaching and learning situations. The application of concepts and processes described in bibliography related to the theme, including music, such as divergent thinking, Problem-Based Learning, "thinking in sound", as well as working in collaborative environments, shaped the course of the experience conceived and realized and ultimately aimed at the ideal of learning in areas such as listening, analysis, composition and improvisation, the creation of a scenic music spectacle entitled Memórias de um marinheiro. The main objective of the project was to plan and reflect on the contents and processes of music learning provided for in the Music Education programs, namely 1st and 4th grades, in order to develop students' creative thinking. Concomitantly, it was intended that the process would migrate directly to the design and performance of a show. Thus, another of the objectives of the project was the conception and construction, by the teacher / researcher, of a thematic 'script' or narrative in view of this spectacle and that would allow a possible framing and development of the learning activities carried out by the students throughout the year which resulted in the (re) creation and arrangement of a set of songs from the already popular popular songbook, namely from books I, II and III of the "Cancioneiro de música populares" collection, a collection collected by César das Neves. Three classes of the School of Arts of Bairrada were involved in the project, two classes of 1st grade and two of 4th grade. The creation and public presentation of a show entitled Memórias de um marinheiro, prepared by students and teacher, was the culmination of all the educational and artistic process aimed. It was presented on June 23, 2017, at the Museu de Etnomúsica, Troviscal, Oliveira do Bairro. As a conclusion of the project, a personal reflection on the experience and performance is presented.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23428
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaGaspar.pdf6.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.