Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQuental, Joana Maria Ferreira Pachecopt
dc.contributor.authorFilipe, Ana Margarida Soarespt
dc.date.accessioned2018-06-06T18:07:02Z-
dc.date.available2018-06-06T18:07:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23407-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractO presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase.pt
dc.description.abstractThe present work was driven by the passion for illustration for children, therefore we aimed to create a project which would promote children’s creativity through illustration. With this work we propose to develop co-design activities for children between 3 and 5 years old, to be applied at kindergartens with the purpose of stimulating children’s imagination and creativity. For the development of this work we adopted an action-research approach. Once the goal was defined we developed “Little Monsters”, an activity that includes two different stages: the character building and the storytelling game. In this activity, children are challenged to create their own character (monster) on a t-shirt. After this step, children put on their t-shirt to play the storytelling game, using their characters as participants of the story. The point of the game is to have the children create a story together, guided by illustrated cards. To verify how “Little Monsters” would work, we performed an experimental activity at a kindergarten, in Figueira da Foz. The evaluation of the experimental activity consisted in three elements: an observation chart, an interview with the kindergarten teacher and an inquiry applied to children. The results from the observation chart allowed us to find that children participated enthusiastically at the character building stage, showing many artistic skills, plus, the results were very creative. To implement and promote this activity, we created an online digital platform, called “Banana’s Playground”, where all the contents and game rules are available for download, so that this activity can be reproduced.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImagens - Crianças em idade pré-escolarpt
dc.subjectCriatividadept
dc.subjectNarração de históriaspt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subject.otherilustraçãopt
dc.subject.otherco-designpt
dc.subject.othercriançaspt
dc.subject.otherjardim-de-infânciapt
dc.subject.othercriatividadept
dc.subject.otherdesenvolvimento infantilpt
dc.subject.otherstorytellingpt
dc.title"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criançapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201938634-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_AnaFilipe.pdf303.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.