Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23403
Title: O recurso ao transmedia storytelling para promoção da imagem de uma empresa de design e criatividade
Author: Carvalho, Miguel Nunes
Advisor: Santos, Rita
Barbosa, Nuno Filipe da Cunha
Keywords: Comunicação multimédia
Inovação tecnológica
Comunicação - Empresas
Tecnologias da informação e comunicação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com um mercado cada vez mais saturado a nível de informação e publicidade, é fundamental que as empresas comecem a explorar novos e diferentes meios e métodos para atingir o seu público alvo. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo que teve como finalidade analisar o recurso ao Transmedia Storytelling para promover a imagem de uma empresa de design e criatividade. Numa fase inicial, foi fundamental identificar quais os elementos necessários que este tipo de estratégia deve conter. Numa fase seguinte, foi desenvolvido e lançado um protótipo de uma estratégia de Transmedia Storytelling, tendo posteriormente este sido avaliado por um grupo de pessoas com ligação à empresa e por um grupo de Peritos da área. Os dados obtidos permitiram identificar determinados elementos-chave na implementação de uma estratégia de Transmedia Storytelling, que podem ser agrupados em três áreas: Plataformas, participação e experiência. A investigação desenvolvida possibilitou aprofundar o conhecimento sobre a aplicação de estratégias de Transmedia Storytelling na promoção empresarial, tendo revelado que estas podem ser um meio interessante e inovador para realizar a promoção da imagem de uma empresa.
With an increasingly saturated market in information and advertising, it is critical that companies begin to explore new and diverse ways and methods to reach their target audience. In this sense, this study aimed to analyze the use of Transmedia Storytelling to promote the image of a design and creativity company. At an early stage, it was crucial to identify the necessary elements that this type of strategy should contain. In the following phase, a prototype of a Transmedia Storytelling strategy was developed and launched, and was later evaluated by a group of people connected to the company and by a group of professionals in the area. The data obtained allowed to identify certain key elements in the implementation of a Transmedia Storytelling strategy, that can be grouped in three areas: platforms, participation and experience. The research that was developed allowed to deepen the knowledge about the application of a Transmedia Storytelling strategy in the business promotion, having revealed that these types of strategy can be an interesting and innovative way to carry out the promotion of a company image.
Description: Mestrado em Comunicação e Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23403
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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