Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23372
Title: Animação em vídeos para aprendizagem informal online: produção de conteúdos audiovisuais de ciências
Author: Santos, Marcelo Alexandre Almeida
Advisor: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Comunicação multimédia
Plataformas digitais
Animação por computador
Vídeo digital
Motivação para a aprendizagem - Ciência
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As novas tecnologias influenciam de tal modo as novas gerações que é previsível uma mudança fundamental na forma como estes indivíduos comunicam, socializam, criam e aprendem e nos recursos utilizados para tal (Fombona & Pascual, 2013; Helsper & Eynon, 2010; Miller et al., 2006). Assim sendo, a atual investigação pretende identificar qual a tipologia de animação (3D, 2D ou Stop Motion) que é considerada a mais apelativa, quando integrada em vídeos de ciência, para contextos de aprendizagem informal através de plataformas online. A metodologia utilizada é caracterizada como sendo de investigação de desenvolvimento. Pretende-se entender que elementos de animação resultam numa comunicação mais apelativa para estudantes do 3º ciclo com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, no que respeita a conteúdos de ciências. Objetiva-se avaliar a atratividade de cada um dos elementos-teste, obter um produto final e verificar a compatibilidade entre o produto final e as preferências dos jovens, no que diz respeito à atratividade. O tipo de animação preferido inicialmente foi a Animação 2D e, após criados episódios com animações dessa tipologia, pode-se afirmar que as avaliações de atratividade por parte dos jovens foram positivas.
The new technologies influence new generations in such a way that a change is predictable in the way individuals communicate, socialize, create and learn and in the resources used to do so (Fombona & Pascual, 2013; Helsper & Eynon, 2010; Miller et al., 2006). Given that, this investigation serves the purpose of identifying which kind of animation (3D, 2D or Stop Motion) is evaluated as more attractive in a knowledge sharing environment related to science matter, when visualized in context of informal learning through online platforms. The methodology applied is characterized as being of development research. It is intended to understand which animation elements work the best in pursuit of a more appealing communication of science contents, given a population of students with ages between 12 and 16 years old. It is aimed an evaluation of the attractiveness of each of the test elements, the achievement of a final audiovisual product, and a verification of the compatibility between the final product and preferences first analyzed. It was found that 2D Animation is the preferred type of animation and that, after the evaluation of the episodes, those preferences of attractiveness remain positive.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23372
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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