Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23361
Title: Dinâmica competitiva dos grupos estratégicos do setor bancário de retalho em Portugal (2008–2010 e 2011–2013)
Author: Rosário, Albérico Manuel Fernandes Travassos
Advisor: Moreira, António Carrizo
Macedo, Pedro
Keywords: Bancos - Portugal - 2008-1013
Gestão bancária
Competitividade
Crise financeira
Defense Date: 27-Mar-2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A dinâmica competitiva é um instrumento que permite compreender a evolução das estratégias competitivas das instituições inseridas num determinado grupo estratégico, num determinado horizonte temporal. O objetivo desta tese de doutoramento é analisar o comportamento do setor bancário de retalho em Portugal, de forma a estudar a dinâmica competitiva dos grupos estratégicos em dois períodos distintos, de 2008 a 2010 e de 2011 a 2013. A divisão dos períodos teve em consideração o programa de assistência económica e financeira. A recolha dos dados realizou-se através da consulta e análise dos dados contabilísticos dos relatórios e contas dos bancos de retalho nacional referentes aos anos de 2008 a 2013. Os resultados foram analisados e discutidos à luz da teoria dos grupos estratégicos e da sua dinâmica competitiva. Do estudo realizado foi possível concluir que as instituições bancárias possuem diferentes estratégias competitivas, que os grupos estratégicos não dispõem de recursos semelhantes e que as estratégias diferem entre grupos estratégicos. O período de 2008 a 2010 pode ser considerado como um período ‘desregulamentado’ e o período de 2011 a 2013 como um período de ‘regulamentação imposta’, com mudanças estratégicas que impeliram reagrupamentos estratégicos das diversas instituições, como consequência de uma baixa barreira de mobilidade estratégica. Esta tese de doutoramento permitiu esclarecer a posição competitiva da banca de retalho em Portugal, nomeadamente a sua estrutura e dinâmica concorrencial. Possibilitou aferir, adicionalmente, o comportamento dos grupos estratégicos e das suas dinâmicas competitivas, tendo em consideração os dois períodos analisados. Em suma, com este trabalho pode constatar-se a ocorrência de uma mudança clara na competitividade do setor bancário antes e depois do programa de recapitalização do Estado e do setor bancário.
Competitive dynamics is an instrument that allows us to understand the evolution of the competitive strategies of institutions within a specific strategic group and a given time frame. The aim of this PhD thesis is to analyse the behaviour of the retail banking sector in Portugal, in order to study the competitive dynamics of strategic groups in two different periods, from 2008 to 2010 and from 2011 to 2013. The division of the periods took into consideration the economic and financial assistance programme. The data collection was carried out through the consultation and analysis of the accounting data from the reports and accounts of the national retail banks for the years 2008 to 2013. The results were analysed and discussed in the light of the theory of strategic groups and their competitive dynamics. From the study carried out, it was concluded that banking institutions have different competitive strategies, that strategic groups do not have similar resources and that strategies differ between strategic groups. The period from 2008 to 2010 can be considered as a ‘deregulated’ period, and the period from 2011 to 2013 as a period of 'imposed regulation', with strategic changes that have prompted strategic regroupings of the various institutions as a result of a low mobility barrier strategy. This PhD thesis allowed to clarify the competitive position of retail banks in Portugal, namely their structure and competitive dynamics. Furthermore, it enabled to assess the behaviour of strategic groups and their competitive dynamics, taking into account the two periods in question. In conclusion, this work shows a clear change in the competitiveness of the banking sector before and after the recapitalisation programme for the State and the banking sector.
Description: Doutoramento em Marketing e Estratégia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23361
Appears in Collections:DEGEI - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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