Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23318
Title: O projeto "Cidade emocional": um caminho partilhado
Author: Abreu, Daniela Nunes de
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Educação artística
Educação visual
Trabalho colaborativo
Trabalho de projeto - Metodologia
Desenvolvimento profissional
Profissão docente
Criatividade
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os documentos estruturantes da disciplina de Educação Visual definem a educação artística como essencial para o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, devendo articular a imaginação, a razão e a emoção. A formação artística contribui para o desenvolvimento global da personalidade, da sensibilidade estética e da criatividade. O contato com experiências artísticas potenciam a construção de uma identidade pessoal, social e cultural. O desenvolvimento desta disciplina é estruturado em Unidades de Trabalho, que se organizam através da metodologia projetual. O projeto, aqui entendido como uma construção partilhada de saberes e aprendizagens, visa o alcance de objetivos comuns entre os seus intervenientes. O aluno assume um papel central e ativo e o professor surge como guia que acompanha e apoia todo o processo de aprendizagem. Tendo em conta as oportunidades que o projeto pode gerar enquanto metodologia de ensino, na questão central que se coloca neste estudo procura-se perceber a sua contribuição para o desenvolvimento e enriquecimento global dos seus intervenientes na disciplina de Educação Visual, por um lado, nas aprendizagens dos alunos e, por outro, no desenvolvimento profissional dos docentes
The structuring documents of the Educação Visual discipline define artistic education as essential for the development of the student's personal, social and cultural expression, and must articulate the imagination, reason and emotion. Artistic training contributes to the overall development of personality, aesthetic sensibility and creativity. The contact with artistic experiences fosters the construction of a personal, social and cultural identity. The development of this discipline is structured in Work Units, which are organized through the design methodology. The project, here understood as a shared construction of knowledge and learning, aims at achieving common objectives among its agents. The student assumes a central and active role and the teacher appears as a guide that follow and supports the entire learning process. Taking into account the opportunities that the project can generate as a teaching methodology, the central issue in this study seeks to understand its contribution to the development and global enrichment of its agents in the field of Educação Visual, on one hand, and on the other, in the professional development of teachers.
Description: Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/23318
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf36.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.