Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23311
Title: Os textos produzidos no 1º ciclo: um estudo longitudinal
Author: Silva, Vitória Sofia Tomé
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Ensino da escrita
Processos da escrita
Expressão escrita
Ensino básico 1º ciclo
Géneros literários
Defense Date: 3-Jan-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Considerando a competência escrita como uma condição para o sucesso escolar nas diferentes áreas disciplinares procurou-se, no presente estudo, analisar os textos que os alunos de uma turma escrevem ao longo do 1.º Ciclo e que competências linguísticas e textuais poderão estar em desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a finalidade enunciada, definiram-se três objetivos para esta investigação: (i) analisar o contexto das produções escritas (área disciplinar, instrução do professor, método de correção, caráter individual/coletivo da tarefa e género textual) de três alunos de uma turma; (ii) comparar os textos produzidos nos diferentes anos relativamente à sua frequência e à sua extensão e (iii) relacionar as produções escritas com a evolução em cada género e com a evolução de determinados aspetos narrativos (diálogo, narração e descrição). Os dados foram recolhidos dos cadernos diários dos alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade e foram sujeitos a uma primeira análise de caráter quantitativo, assim como a uma segunda análise – esta, de três casos selecionados - mais particularizada e de caráter qualitativo. Os resultados obtidos demonstram uma progressão geral na escrita dos três alunos selecionados, que escreveram ao longo do 1.º ciclo essencialmente textos relacionados com a literatura e associados à área disciplinar de Português. Em número muito menos significativo escreveram textos relacionados com as aprendizagens e associados a outras áreas disciplinares como o Estudo do Meio e a Matemática.
Considering written competence as a condition for school success in the different disciplinary areas, the present study analyzed the texts that the students of a class wrote throughout the 1st Cycle and what linguistic and textual skills may be in development in the 1st Cycle of Basic Education. In order to reach the above mencioned goal, three objectives were defined for this research: (i) to analyze the context of written productions (disciplinary area, teacher's instruction, correction method, individual/collective character of the task and textual genre) of three students of a class; (ii) to compare the texts produced in the different years in relation to their frequency and their extension and (iii) to relate the written productions to the evolution within each genre and to the evolution of certain narrative aspects (dialogue, narration and description). The data were collected from the daily notebooks of the students from the 2nd to the 4th year of schooling and were subjected to a first quantitative analysis, as well as to a second analysis – this one, of three selected cases - more particularized and qualitative. The results obtained demonstrate a general progression in the writing of the three selected students, who, throughout the 1st cycle, essentially wrote texts related to the literature and associated to the Portuguese subject area. In a much less significant number, they wrote texts related to learning and associated with other disciplinary areas such as Environmental/Social Studies and Mathematics.
Description: Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23311
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf7.06 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.