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http://hdl.handle.net/10773/23284
Title: | Reorganização logística na Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. |
Author: | Marinho, Renato António Moreira |
Advisor: | Ferreira, José António de Vasconcelos |
Keywords: | Logística empresarial Eficiência industrial Eliminação de resíduos Reorganização de empresas |
Defense Date: | 17-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projeto foi desenvolvido durante a realização de um estágio curricular na
empresa Saint-Gobain Weber Portugal S.A. Surge da necessidade em
restruturar todo o layout logístico, de modo a melhorar tanto o serviço a
clientes como as condições de trabalho, respeitando sempre os padrões de
segurança instituídos.
Para isto, realizou-se numa primeira fase um estudo de tempos que permitiu
caracterizar o estado atual da expedição e compreender de uma forma
fundamentada os métodos e práticas utilizadas. Seguiu-se a identificação e
discussão dos principais desperdícios e problemas, o que culminou com a
definição de um conjunto de ações de melhoria, que incluem a implementação
de kanban para a produção, construção de um novo método para organizar a
fila de espera de clientes, e a reorganização de toda a área dedicada ao
armazenamento e carga.
Numa última fase, para quantificar os ganhos potenciais, foram construídos
dois modelos de simulação, recorrendo ao software Arena®, representativos
do estado atual e proposto, tendo-se calculado uma poupança diária superior a
12 quilómetros percorridos pelos empilhadores, e 2 horas e 54 minutos de
trabalho. Relativamente ao serviço a clientes, os ganhos traduzem-se em
menos 32 segundos por palete carregada. This project was developed at the company Saint-Gobain Weber Portugal SA, during a curricular internship. It arises from the necessity to restructure the entire logistics layout, to improve both customer service and working environment, keeping it aligned with the safety standards Instituted. A study of times was carried out in first place that allowed the characterization of the current state of the expedition, understanding the methods and practices used. This led to the identification and discussion of the main wastes and problems, which culminated in the definition of a set of improvement actions, which included the implementation of kanban for production, acquisition of shelves, reorganization of storage spaces and construction of a new method to organize the queue of customers. The last stage was the evaluation of all new system. To do it so, a simulation was developed, allowing a savings quantification. Two simulation models using the Arena® software were constructed, representative of the current and proposed state. The results demonstrate a daily saving of more than 12 kilometres travelled by the forklift trucks, and 2 hours and 54 hours minutes of work. For customer service, earnings translate into less than 32 seconds per loaded pallet. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23284 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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