Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaspurro, Helenapt
dc.contributor.authorFaria, Raquel Furtadopt
dc.date.accessioned2018-05-24T20:46:00Z-
dc.date.available2018-05-24T20:46:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23253-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música está estruturado em duas partes. A primeira parte apresenta o Projeto Educativo, que se foca no ensino e aprendizagem da notação musical melódica tonal, e inclui os resultados da pesquisa e reflexão acerca do Método Edgar Willems, em confronto com alguns princípios da psicologia da educação musical atual. Este projeto foi motivado pela necessidade de sistematizar o ensino do solfejo e notação tonal no sistema fixo no contexto do Ensino Especializado de Música em Portugal, e pretende fundamentar a pertinência do Método Edgar Willems, promovendo também algumas adaptações do mesmo. A segunda parte é constituída pelo Relatório de Estágio realizado no ano letivo 2016/2017 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nas turmas de 9º e 6º ano de Formação Musical.pt
dc.description.abstractThe present Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two sections. The first presents the Educative Project, which focuses on the teaching and learning of tonal music notation and includes the results of a research and reflection on Willems Music Teaching System in relation with some principles of today’s music education psychology. This project was motivated by the necessity of systematizing the teaching of solmization and tonal notation in the fixed system in the specialized music teaching in Portugal. It also tries to substantiate the relevance of Willems Music Teaching System, adapting it in some ways to the reality of today’s education. The second describes the report of the internship that happened in the school year of 2016/2017 in Conservatório de Música de Aveiro.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da músicapt
dc.subjectSolfejo - Ensinopt
dc.subjectNotação musicalpt
dc.subjectTonalidadept
dc.subject.otherMétodo Edgar Willemspt
dc.subject.othersistemas de solfejo fixopt
dc.subject.othersistemas de solfejo móvelpt
dc.subject.otherensino de músicapt
dc.subject.othernotação de alturaspt
dc.subject.othersolfejo tonalpt
dc.subject.otherdó-fixopt
dc.titleMétodo Edgar Willems: contributo para uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da notação musical nos dias de hojept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201944170-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_RaquelFaria.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.