Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23249
Title: Aprender a compreender melodia pela diversidade: uma experiência de audiação tonal com crianças em idade pré-escolar
Author: Seiça, Ana Teresa de Ascensão Silva Medina de
Advisor: Caspurro, Helena
Keywords: Ensino da música
Educação musical
Aprendizagem - Música
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira centra-se no Relatório do Estágio realizado no Curso de Música Silva Monteiro, no ano letivo 2016/2017. A segunda parte consiste na descrição de um projecto educativo desenvolvido na Escola da OSMOPE, que procurou estudar a capacidade de identificação de estruturas melódico-tonais por crianças em idade pré-escolar através de métodos exclusivamente sensoriais. Partindo da Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, e concretamente do conceito de audiação tonal, este estudo pretende alertar para a necessidade de se providenciar uma aculturação musical rica e diversa na primeira Infância, sob o ponto de vista dos conteúdos em estudo, promovendo uma reflexão em torno da estruturação e validade dos curricula de Iniciação Musical em Portugal.
This Final Report of Supervised Teaching Practice component of the Master’s Degree in Music Education is divided into two major sections. The first section presents the activity report for the teacher training practice in the school year of 2016/2017 at Silva Monte iro Music School. The second section describes an educational project which took place at OSMOPE school, that aimed to develop the ability to identify melodic and tonal structures by preschool children, employing exclusively sensory and aural methods. Based on Edwin Gordon’s Music Learning Theory, concretely on the tonal audiation concept, this study alerts to the needs to offer a rich musical acculturation on early childhood, as well as promotes a reflection on the structure and validity of Portuguese preschool music programs.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23249
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.