Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23190
Title: Desigualdade salarial de género entre diplomados: um estudo de caso
Author: Cunha, Laura Alexandra Ribeiro da
Advisor: Figueiredo, Hugo Casal
Keywords: Diplomados
Emprego dos jovens
Salários - Diferenças entre sexos
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objetivo desta dissertação passa por utilizar modelos de decomposição para estudar as desigualdades salariais de género entre os diplomados da Universidade de Aveiro (UA). Efetuar-se-á a estimação desses determinantes das desigualdades quer em termos médios, quer em diferentes pontos da distribuição de salários. Este trabalho põe em confronto explicações da desigualdade salarial entre homens e mulheres alicerçadas nas diferentes características dos percursos educativos dos diplomados (ciclo de ensino, área de especialização, média, instituição de ensino e o tempo decorrido desde a conclusão do ciclo de estudos) com explicações que dão maior enfâse ao lado da procura dessas qualificações (as características das empresas, os setores de atividade, a estrutura ocupacional), incluindo medidas de eventuais desajustamentos entre a procura e oferta. A opção por um estudo de caso da Universidade de Aveiro faz, por um lado, uso de uma base de dados muito detalhada, que permite manter fixas características da organização da instituição e, mesmo que com diferenças por curso e área, de reputação da própria instituição. Pela natureza dos dados recolhidos, o estudo está, por outro lado, focado nos primeiros anos de transição para o mercado de trabalho. Os principais resultados evidenciam que, mesmo neste contexto, existem importantes diferenças salariais de género entres os diplomados e que as melhores características dos percursos educativos das diplomadas servem para diminuir o hiato salarial observado. Também a forte representação feminina em empregos do setor público permite diminuir a diferença salarial uma vez que as melhores remunerações proveem deste setor. Em contrapartida, o diferente padrão de integração no mercado de trabalho de ambos os sexos, serve para ampliar esse hiato. Por outro lado, estas diferenças são evidenciadas principalmente na base da distribuição (em empregos “pior pagos”) e diminuem conforme se sobe na distribuição (para os empregos “melhor pagos”). São encontradas evidências de desfasamentos entre a oferta e a procura de qualificações na base da distribuição para as mulheres assim como dificuldades de acesso a cargos de chefia. A capacidade de explicar as diferenças salariais de género no topo da distribuição é menor.
This dissertation uses decomposition models to study the gender pay gap among graduates of the Universidade de Aveiro (UA). The determinants of such gaps will be studied both at the average and at different points in the wage distribution. This thesis confronts explanations of wage inequality between men and women based on the different educational pathways of graduates (level of studies, field of study, average grade, type of institution and potential experience) with explanations that give greater emphasis to the demand side (firm characteristics, sectors of activity, occupational structure), including measures of possible mismatches between demand and supply. The option for the UA case study makes use of the very detailed database collected by the institution and allows us to study the determinants of the gender pay gap in a fixed organisational environment despite the differences in reputation of different courses and fields of study. By the nature of the data collected, the study is also focused on the earlier years of transition to the labor market. The main results show that, even in this context, there are important gender pay gaps among graduates and that the best characteristics of the educational pathway of female graduates work to reduce this gap. Also, the strong representation of women in public sector jobs reduces the pay gap given the earnings premium associated with this sector. On the other hand, the different pattern of integration in the labor market of both sexes, serves to expand this gap. There is evidence of a greater mismatch between supply and demand for qualifications among women, particularly among first-degree holders as well as difficulties in accessing leadership positions. The explanatory power of these variables is greater mainly at the bottom of the distribution (in the “worst paid” jobs) and decreases at the top of the distribution (for “better paid” jobs). The ability of this study to explain the gender pay gap at the top of the distribution is smaller.
Description: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23190
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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