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Title: A eficácia das políticas de informação e comunicação da União Europeia: o caso do CIED Aveiro
Author: Loureiro, Ana Rita Lopes Almeida
Advisor: Mota, Luís Filipe de Oliveira
Keywords: Política da informação - União Europeia
Serviços de informação
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A União Europeia tem vindo a ser questionada de diversas formas pelos cidadãos. Este questionamento manifesta-se na opinião pública e é muitas vezes transformada em desconfiança e euroceticismo em relação ao projeto europeu. Para colmatar estes problemas, a UE tem vindo a adotar políticas que visam promover o diálogo com o cidadão, a transferência de conhecimento e a participação ativa deste. Os Centros de Informação Europe Direct (CIED) são resultado da adoção desta política e caracterizam-se por serem uma rede que pretende ser um ponto de contacto do cidadão com a UE, propondo-se a efetivar a transmissão de conhecimento sobre a UE e suas instituições, bem como os diversos mecanismos e as políticas que afetam o cidadão europeu. O objetivo do nosso estudo é compreender de que forma esta rede Europe Direct é capaz de produzir um maior conhecimento sobre a UE na população e alterar as atitudes dos cidadãos perante a UE. Para tal, analisámos a implementação da política pública de informação, nomeadamente um conjunto de variáveis de funcionamento dos CIEDs, de forma a identificar eventuais problemas e bloqueios na implementação. Ademais, analisámos a eficácia que atividades como as desenvolvidas nos CIED têm nas atitudes dos cidadãos em relação à UE. Através da nossa análise foi possível concluir que a implementação do CIED Aveiro (CIEDA) tem algumas debilidades, que necessitam de mudança, nomeadamente relacionados com a existência de objetivos muito vagos, de parcerias instáveis, do número e formação dos recursos humanos ou da indefinição dos grupos-alvo. Verificamos ainda que as sessões de informação como aquelas que são desenvolvidas no CIEDA tendem a não produzir grandes efeitos positivos ao nível das atitudes por parte dos cidadãos face à UE, mas apenas ao nível dos conhecimentos.
The European Union has been questioned in several ways by its citizens. This questioning is revealed in the public opinion and is often turned into distrust and euroscepticism in relation to the European project. To address these problems, the EU has been adopting policies aimed at promoting dialogue with citizens, knowledge transfer and active citizen participation. Europe Direct Information Centers are the result of the adoption of this policy and are characterized by being a network that aims to be a point of contact between citizens and the EU, trying to transmit knowledge about the EU and its institutions, as well as about the several mechanisms and policies that affect European citizens. The goal of our study is to understand how this Europe Direct network is being able to promote a wider knowledge about the EU among citizens and to change citizens' attitudes towards the EU. TO do so, we analyzed the implementation of this public information policy, namely a set of variables about the way CIEDs function, in order to identify potential implementation problems and blockages. Moreover, we analysed the effectiveness that activities as the ones developed by CIEDs may have on citizens’ attitudes towards the EU. Through our analysis we were able to conclude that the implementation of CIED Aveiro has some flaws that need to be improved, namely the existence of very vague goals, the instability of partnerships, the number and training of its human resources, or the undefinition of target groups. We also concluded that information sessions like the ones developed by CIEDA tend not to have significant positive effects on the attitudes citizens have towards the EU, but only on the knowledge they have access.
Description: Mestrado em Ciência Política
URI: http://hdl.handle.net/10773/23185
Appears in Collections:CSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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