Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23148
Title: As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
Author: Pinto, José Soares
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Comunicação multimédia
Plataformas digitais
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior - Timor-Leste
Recursos web
Inovação educativa
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior timorense, mais especificamente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), não é ainda comum. Tendo em consideração esta realidade e numa altura em que o recurso a TIC para suportar os processos de ensino e aprendizagem é já uma prática corrente nas instituições de ensino superior de muitos países, importa compreender a realidade timorense. Assim, este trabalho analisa e descreve os problemas e benefícios experienciados por alunos e professores na utilização de TIC e ambientes virtuais de aprendizagem, no suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da UNTL. Como instrumento central no processo de recolha dados foram organizados e estruturados questionários. Responderam a estes questionários 112 estudantes e 20 professores das Licenciaturas em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Informática, e Geologia e Petróleo. Este trabalho é uma primeira abordagem, permitindo caracterizar o contexto e os interesses institucionais no âmbito das tecnologias. Os resultados evidenciam ainda bastante carência no conhecimento, acesso e utilização de recursos digitais, principalmente pelos estudantes. As condições técnicas são também indicadas como fatores limitativos de utilização regular. No essencial, o estudo contribui com informação importante para suportar futuramente um modelo protótipo e implementar uma plataforma que permita criar uma primeira ponte digital efetiva entre os estudantes e os professores.
The use of information and communication technologies (ICT) in Timorese higher education, more specifically at the National University of Timor Lorosa’e (UNTL) is not yet common. Bearing in mind this reality and at a time when the use of ICT to support the teaching and learning processes is already a common practice in higher education institutions in many countries, it is important to understand the Timorese reality. Thus, this paper analyses and describes the problems and benefits experienced by students and teachers using ICT and in virtual learning environments, in support of the teaching and learning process of the Engineering, Science and Technology School at UNTL. As a central instrument in the data collection process, questionnaires were organised and structured. 112 students and 20 teachers from degrees in Civil Engineering, Mechanical Engineering, Electrical and Electronic Engineering, Computer Engineering, and Geology and Petroleum answered to these questionnaires. This work is a first approach in order to characterize the context and the institutional interests within technologies. The results also show a significant lack of knowledge, access and use of digital resources mainly by students. The technical conditions are also indicated as limiting factors of regular use. Essentially, the study adds important information to support a prototype model in the future and to establish a platform to create a first effective digital bridge between students and teachers.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/23148
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.