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dc.contributor.advisorPandeirada, Josefa das Neves Simõespt
dc.contributor.authorMartins, Daniela Rochapt
dc.date.accessioned2018-05-15T09:49:07Z-
dc.date.available2018-05-15T09:49:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23129-
dc.descriptionMestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológicapt
dc.description.abstractNa escolha de parceiro, várias estratégias terão sido desenvolvidas ao longo do processo evolutivo. O mate copying, uma dessas estratégias, refere-se à influência que o sexo feminino tem na escolha de parceiro a ser realizada por outros indivíduos do sexo feminino. A informação veiculada pelos julgamentos efetuados por outros indivíduos do sexo feminino, diminui os riscos associados à escolha de parceiro. Este comportamento de cópia/imitação, está também presente em várias áreas da vida humana (e.g., moda, marketing). Neste estudo procurámos testar e estender o pressuposto base do mate copying a outros contextos, ao qual nos referiremos como “efeito copying”. Foram criados dois contextos: contexto de parceiro e contexto de vendedor. Em ambos os contextos, variámos o interesse manifestado por diferentes pares compostos por um homem e uma mulher. Propusemos que quando a mulher demonstrasse interesse no homem ou o interesse fosse mútuo, as faces masculinas fossem avaliadas como mais interessantes, e que este efeito seria mais pronunciado no contexto de parceiro. Assim esperávamos observar diferenças positivas entre uma primeira avaliação, realizada antes do visionamento dos pares, e a segunda avaliação realizada após esse visionamento. O efeito de copying não foi observado dado que a avaliação do interesse não diferiu significativamente em função do tipo de interesse manifestado pelos pares. Contrariamente ao que esperávamos, a avaliação do interesse foi superior no contexto de vendedor do que no contexto de parceiro. Era ainda esperado que as participantes fossem mais rápidas na segunda avaliação, do que na primeira, o que foi confirmado. Para as faces distratoras não era esperado observar diferenças entre os dois momentos de avaliação, hipótese esta também confirmada. A título exploratório, verificámos que as participantes que se encontravam numa relação estável tenderam a classificar as faces como menos interessantes por comparação àquelas que não se encontravam numa relação. São identificadas algumas limitações do presente estudo e propostos estudos que permitam a investigação futura do efeito de copying.pt
dc.description.abstractIn choosing a mate several sexual strategies were developed throughout the process of evolution. Mate copying, one of these strategies, refers to the influence that females have in the choice of the partner by other individuals of the same sex. The information transmitted by the evaluation of other females lowers the risks associated with choosing a mate. These behaviors of copy/imitation are also present in other areas of human life (e.g., fashion, marketing). In this study, we aimed to test and extend the assumption underlying mate copying to other contexts, which we will now refer to as “copying effect”. Two contexts were created: a partner context and a vendor context. In both contexts, we manipulated the interest expressed by different pairs that included a male and a female. We proposed that when a woman expressed interest in a man, or when the interest was mutual, the male faces would be evaluated as being more interesting, and that this effect would be stronger in partner context. We expected to obtain positive differences between a first evaluation performed before watching the pairs and a second evaluation conducted after watching the pairs. The copying effect was not obtained as the assessment of interest did not differ significantly according to the interest expressed by the pairs. Contrary to what we predicted, the evaluation of interest was higher in the vendor condition than in the partner condition. We also hypothesized that participants would be faster in the second evaluation; this was confirmed. No differences in the evaluation of the distractor faces were obtained as expected. On an exploratory level, we observed that the participants who were involved in a stable relationship classified the faces as less interesting. Some limitations of the present study are identified and we also propose future studies to investigate the copying effect.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia clínicapt
dc.subjectRelações entre parespt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectPsicologia do comportamentopt
dc.subjectAtração sexualpt
dc.subject.otherMate copyingpt
dc.subject.otherPsicologia evolucionistapt
dc.subject.otherInteressept
dc.subject.otherEscolha de parceiropt
dc.titleA influência de pistas sociais no comportamento: escolha de parceiro versus escolha de vendedorpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201939975-
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DEP - Dissertações de mestrado

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