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dc.contributor.advisorPereira, Anabela Sousapt
dc.contributor.advisorVagos, Paula Emanuel Rocha Martinspt
dc.contributor.authorBarata, Mariluz Gomespt
dc.date.accessioned2018-05-15T08:52:33Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23124-
dc.descriptionMestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológicapt
dc.description.abstractOs estudos sobre a eficácia terapêutica na ansiedade social têm sido realizados sobretudo com adultos, sendo escassa a investigação realizada em adolescentes. De igual modo, a intervenção tem-se centrado nos modelos cognitivos, negligenciando uma perspetiva comportamental sobre a ansiedade social. O presente trabalho pretende averiguar a eficácia terapêutica de uma intervenção comportamental dirigida a adolescentes com ansiedade social, aplicada em formato de grupo e em contexto escolar. Procurou-se avaliar nos adolescentes a ansiedade e o evitamento de situações sociais, a adoção de comportamentos de segurança e o impacto da ansiedade social a nível académico, social e familiar. Este estudo compreendeu quatro fases: a seleção dos adolescentes com ansiedade social nas escolas, a avaliação pré-intervenção, a intervenção comportamental e a avaliação pós-intervenção. A amostra deste estudo foi constituída por 15 adolescentes com ansiedade social, distribuídos num grupo experimental (n=11), que foi alvo de intervenção comportamental, e num grupo de controlo (n=4) que não foi sujeito a qualquer intervenção. Foram investigadas as alterações no grupo experimental por comparação ao grupo de controlo (efeito grupo), a variação da avaliação préintervenção para a avaliação pós-intervenção dos participantes (efeito tempo) e examinou-se a interação do efeito tempo e do efeito grupo. Foi também a mudança intra-individual, considerando o quanto o desempenho do respondente se aproximava no fim da intervenção do que seria esperado de uma amostra normativa. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos efeitos em estudo, para as variáveis ansiedade, comportamentos de evitamento, comportamentos de segurança e incapacidade pessoal. Contudo, analisaramse as mudanças clínicas em cada participante e verificou-se uma tendência para a recuperação clínica nos participantes do grupo experimental, quando comparados aos do grupo de controlo, nos comportamentos de evitamento e nos comportamentos de segurança. A intervenção comportamental, aplicada neste estudo, teve alguma influência na redução / eliminação dos comportamentos de evitamento e dos comportamentos de segurança dos adolescentes intervencionados, o mesmo não se tendo verificado nos adolescentes não intervencionados. Estes resultados poderão ser um incentivo para investigações futuras ao nível da intervenção comportamental em adolescentes com ansiedade social.pt
dc.description.abstractStudies on therapeutic efficacy of intervention programs in social anxiety have been conducted mainly with adults, with little research done on adolescents. Similarly, intervention has focused on cognitive models, neglecting a behavioral perspective on social anxiety. This study aims to investigate the therapeutic efficacy of a behavioral intervention directed at adolescents with social anxiety, applied in a group format and in a school context. We attempted to evaluate anxiety and avoidance of social situations in adolescents, the adoption of safety behaviors and the impact of social anxiety at the academic, social and family levels. This study comprised four phases: screening for adolescents with social anxiety symptoms in schools, pre-intervention evaluation, behavioral intervention and post-intervention evaluation. The sample of this study consisted of 15 adolescents with social anxiety disorder, distributed in an experimental group (n = 11), who was the target of the behavioral intervention, and in a control group (n = 4) who did not undergo any intervention. We investigated the changes in the experimental group by comparison to the control group (group effect), the variation of the pre-intervention evaluation for the post-intervention evaluation (time effect) and examined the interaction of the time and group effects. The intra-individual change was also investigated, considering how much the respondent's performance approached, by the end of the intervention, that that would be expected from a normative sample. There were no statistically significant differences in the effects under study, for the variables anxiety, avoidance behaviors, safety behaviors and personal incapacity. However, the clinical changes analyses showed a stronger tendency for clinical recovery in the participants of the experimental group, when compared to those in the control group, particularly for diminished avoidance and safety behaviors. The behavioral intervention, applied in this study, had some influence on the reduction / elimination of avoidance and safety behaviors practiced by the intervened adolescents, while the same did not occur in the non-intervened adolescents. These results may be an incentive for future investigations into the efficacy of behavioral intervention in adolescents with social anxiety.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectPsicologia forensept
dc.subjectPsicologia do comportamentopt
dc.subjectAnsiedade - Adolescentespt
dc.subjectComportamento socialpt
dc.subjectPsicologia dos adolescentespt
dc.subjectRendimento dos alunospt
dc.subject.otherInterveção comportamentalpt
dc.subject.otherAnsiedade socialpt
dc.subject.otherAdolescênciapt
dc.subject.otherComportamentos de segurançapt
dc.subject.otherEvitamentopt
dc.titleIntervenção comportamental em adolescentes com ansiedade socialpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2020-01-05T09:00:00Z-
dc.identifier.tid201943247-
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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