Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/23102
Título: | Práticas glocais na construção de novas linguagens musicais: o caso do Quarteto Novo |
Autor: | Lira, Breno da Costa |
Orientador: | Sardo, Susana |
Palavras-chave: | Música Músicos - Jazz - Brasil - 1966-1968 Improvisação (Música) |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar e analisar a proposta do Quarteto Novo, um grupo formado por músicos brasileiros cuja atuação decorre no Brasil entre os anos de 1966 e 1968. Os componentes do grupo se propuseram a criar um estilo de improvisação dissociada dos elementos comuns à linguagem canônica do Jazz, articulando discursos nacionalistas e estruturas e ideais associados à música regional nordestina. Focalizo o encontro tenso da musicalidade brasileira com o jazz norte-americano e o papel do Quarteto Novo como agente de glocalização no quadro de uma estética global ligada ao Jazz. Para isso, apresento análises dos fonogramas do LP Quarteto Novo (Odeon, 1967), tendo como principal ferramenta analítica a teoria das tópicas proposta por Acácio Piedade. The purpose of this work is to analyze the project of the New Quartet, a group formed by Brazilian musicians whose performance takes place in Brazil between the years of 1966 and 1968. The members of the group set out to create a style of improvisation dissociated from the elements which were common to canonical language of Jazz, by articulating nationalistic discourses and structures and ideals associated with the regional music of the Northeast region of Brazil. I intend to focus on the tense encounter of the so called “Brazilian musicality” with American jazz and the role of the New Quartet as an agent of glocalization within the framework of a global aesthetic linked to Jazz. Therefore, I will provide analyzes of the LP Quarteto Novo (Odeon, 1967) phonograms, having as main analytical tool the theory of topics developed by Acácio Piedade. |
Descrição: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23102 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | tese | 2.42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.