Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23090
Title: Museus de ciência: impactes da interação social e da interação com objetos nos visitantes
Author: Mendes, Catarina Vieira
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Museus de ciência
Exposições
Aprendizagem
Multimédia interactiva
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O turismo tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, tendo despertado o interesse de muitas áreas de investigação. Estudar os comportamentos dos visitantes em atrações e instituições relacionadas com o turismo apresenta uma grande relevância. A presente dissertação tem como principal objetivo compreender e relacionar os conceitos de interação social e de interação com objetos com os previsíveis impactes que estes comportamentos podem ter nos visitantes de museus de ciência, nomeadamente ao nível da aquisição de conhecimentos, das emoções e da satisfação. Para o efeito, foi realizada a revisão de literatura relacionada com estas temáticas, tendo-se verificado a relevância deste estudo, uma vez que, apesar da investigação científica nesta área parecer sugerir a existência de relações entre estes tipos de comportamento e os impactes previstos, existem poucos estudos empíricos que procurem medir esta relação em contexto laboratorial em museus de ciência. Como forma de verificar e medir estas relações, foram analisados os comportamentos de grupos de participantes em várias sessões de três atividades experimentais de um centro de ciência - o Visionarium. Os dados foram recolhidos através do método de observação e focus groups. Através da análise dos dados, foi possível retirar conclusões muito relevantes acerca destas relações, uma vez que parecem provar a existência de relações positivas entre os comportamentos de interação e os previsíveis impactes. A dissertação termina com a apresentação das principais conclusões e contributos da dissertação.
Tourism has been developing in recent years and has attracted the interest of many research areas. Studying the behavior of visitors in tourism-related attractions and organizations is therefore of great relevance. The main objective of this thesis is to understand and relate the concepts of social interaction and interaction with objects with the predictable impacts that these behaviors may have on visitors of science museums, especially as far as acquisition of knowledge, emotions and satisfaction are concerned. For this purpose, literature review related to these themes was carried out, and the relevance of this study was again verified, because, despite the scientific research in this area seems to suggest the existence of correlation between these behaviors and the expected impacts, there are few empirical studies that attempt to measure this relationship in laboratory context in science museums. As a way to verify and measure these relationships, the behaviors of groups participating in several sessions of three experimental activities of a science center - Visionarium - were analyzed. Data were collected using the observation method and focus groups. Through data analysis, it was possible to draw relevant conclusions about these relationships, since they seem to prove the existence of positive relationships between the behaviors of interaction and the predictable impacts. The thesis concludes with the presentation of the main conclusions and contributions of the thesis.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/23090
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Final.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.