Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23079
Title: O uso da almofada e a sua intervenção na criação de uma consciência corporal dos membros superiores na prática inicial do violino
Author: Machado, Joana Catarina Sampaio
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Ensino da música
Violino - Técnicas instrumentais
Músicos - Violino
Músicos - Lesões
Lesões - Postura corporal
Prevenção da doença
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo principal constituir-se numa reflexão crítica sobre a prática educativa, estando dividido em duas partes. A primeira, remete ao projeto de investigação, que esclarece de que forma o uso de acessórios, nomeadamente o uso da almofada, podem ajudar na prevenção de lesões ao nível do trem superior do tronco. Pretende igualmente perceber que interferência estes podem ter no desenvolvimento e na efetivação de uma boa aprendizagem do instrumento e na criação de uma boa consciência corporal. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou recolher informações relativas à forma como os alunos se posicionam face ao seu instrumento, como se mostram ao nível de uma boa correção postural, bem como, se detém, ou não, uma efetiva consciência corporal. Por outro lado, verificou-se se havia alterações significativas nesses indivíduos face ao uso, ou não, da almofada como forma de suporte do instrumento, e a sua interferência, ou não, no processo de aprendizagem em alunos que estão a iniciar a prática do instrumento. No sentido de obter dados que elucidassem esta nossa investigação, foi delineada uma ferramenta, um inquérito por questionário, que avaliou as respostas de um número limitado de participantes, dirigidas a duas populações distintas. A primeira constituiu-se por 9 participantes, professores de violino; a segunda, por 23 participantes, alunos que frequentam o nível de iniciação musical do instrumento. Foi possível verificar, através da análise dos dados, que o uso de acessórios é uma prática recorrente. Os professores optam pelo seu uso para que os mesmos se traduzam num benefício para o aluno. Os alunos sentem-se mais seguros com o uso de almofada ou esponja, mostrando menos tensão muscular ao segurar o instrumento. Paralelamente, o seu uso potencia o seu desempenho performativo. No entanto, verificou-se que alguns alunos tendem a segurar o instrumento de forma errada, mesmo com o auxílio da almofada, por terem adquirido maus hábitos posturais e uma errada consciência corporal durante a sua aprendizagem. Pela análise dos resultados, foi possível ainda mostrar que deve existir sempre a preocupação em adotar uma postura correta desde o início da aprendizagem de um instrumento. Relevou-se ainda o facto de que deve existir o cuidado, por parte do docente, em veicular informação neste sentido, bem como o reiterar constante de uma preocupação, face à resolução de questões inerentes à prática performativa, tais como a boa postura, a maneira de fixar e segurar o instrumento, etc. Estes fatores permitirão desenvolver uma prática saudável do instrumento, e uma boa aprendizagem, prevenindo e evitando lesões. Caso contrário, a aprendizagem será comprometida devido à má postura. A segunda parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino.
This report refers to the work carried out within the scope of the discipline Supervise Teaching Practice of the 2nd year of the Master Course in Teaching Music of the University of Aveiro. Its main objective is to constitute a critical reflection on the educational practice, being divided into two parts. The first one refers to the research project, which clarifies how the use of accessories, namely the use of the shoulder rest, can help in the prevention of injuries to the upper body. It also intends to understand what interference the accessories can have in the development and the effectiveness of a good learning of the instrument. In this sense, a research project was design and implemented, that sought to gather information about how students position themselves in relation to their instrument, as they are shown at the level of a good postural correction, as well as whether, or not, they hold a marked bodily consciousness. On the other hand, it was verified whether there were significant alterations in this elements in relation to the use or not of the shoulder rest as a form of support of the instrument, and its interference, or not, in the process of learning in students who are starting the practice of the instrument. In order to obtain data that elucidated our research a tool, a questionnaire survey, was designed that evaluated the responses of a limited number of participants, directed to two different populations. The first one consisted of 9 participants, violin teachers; the second, by 23 participants, students who attend the musical initiation level of the instrument. It was possible to verify, through the analysis of the obtained data, that the use of accessories is a recurring practice. Teachers choose to use so that they translate into a benefit for the student. Students feel the instrument more stable, by using a shoulder rest or a shoulder pad, feel less tension when holding the instrument. At the same time, its use enhances its performative performance. However, it has been found that some tend to hold the instrument incorrectly, even with the aid of the shoulder rest, because they have acquired bad postural habits and an incorrectly body awareness during their learning. By analyzing the results, it was possible to show that there should always be a concern to adopt a correct posture from the beginning of learning an instrument. It was also highlighted the fact that should be care by the teacher to convey information in this sense, as well as reiterate a constant concern, in view of the resolution of issues inherent in performative practice, such as good posture the way to fix and hold the instrument, etc. These factors allow to develop a healthy practice of the instrument, and good learning, preventing and avoiding injuries. Otherwise, learning will be compromised due to poor posture. The second part of this report focuses on the observation and reflection on the context in which the Teaching Practice component took place.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23079
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdfDissertação_JoanaMachado6.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.