Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23072
Título: Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Autor: Moreira, Moema Macêdo
Orientador: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Palavras-chave: Música
Orquestras de bandolim - Portugal
Músicos - Interacção social
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Esta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos.
This dissertation comprises a case study about the Portuguese Guitars and Bandolins Orchestra (OPGB), a plectrum orchestra based in the city of Porto, formed by "professional" musicians, students and non-professional musicians with different musical proficiencies. From the field work, especially with my participation as a bandolinista of the orchestra, this dissertation analyzes the relational space generated around the OPGB activities and the differentiated role of musicians such as António Vieira. The ethnomusicological research aimed to understand the impact of face-to-face music in local social life, arguing that musical practice generates relational contexts of sharing knowledge and utopias and, in certain cases, constitutes as a local social life laboratory. The study revealed that the rehearsal, "hidden side" of public performance constitutes a relevant context for the development of musicians, providing the construction and sharing of different knowledge. In addition, this research revealed that through its practices OPGB redirects the professional, musical and personal paths of its participants as a generating context and a symbolic space for the wellbeing of all those involved.
Descrição: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/23072
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdfDissertação_MoemaMoreira10.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.