Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23023
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dc.contributor.advisorMigueis, Marlene da Rochapt
dc.contributor.authorPereira, Ana Lisete Monteiro de Almeidapt
dc.date.accessioned2018-05-02T10:00:33Z-
dc.date.available2018-05-02T10:00:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23023-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractNarrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.pt
dc.description.abstractTo narrate or tell a story allows the child to build itself, and at the same time, build meanings for its existence, organizing the child’s thinking and, as the child does it, develop his narrative capabilities. Children who have access to oral production and text interpretation have the opportunity to build a story, experiencing the mode of production, interpretation, production and authorship of texts. The current case study, of qualitative nature, intends to study authorship in productions of oral texts by 1st cycle students of Basic Education. An intervention project was developed, from the adaptation of Michel Tournier's “Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. The instruments of data collection were direct observation and video recording of retelling sessions of the story. Content analysis was used for the evaluation of the data. The analysis of the data collected allowed us to conclude that the children, through the activities implemented, managed to build oral narratives with elements that interconnect in a significative way and with coherence.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento da criatividadept
dc.subjectCompreensão da leiturapt
dc.subjectNarração de históriaspt
dc.subjectOralidadept
dc.subjectAutoriapt
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt
dc.subject.otherAutoriapt
dc.subject.otherHistórias oraispt
dc.subject.otherNarrativaspt
dc.titleA autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201942925-
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DEP - Dissertações de mestrado

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