Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/23023
Título: A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida
Orientador: Migueis, Marlene da Rocha
Palavras-chave: Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da criatividade
Compreensão da leitura
Narração de histórias
Oralidade
Autoria
Desenvolvimento de competências
Data de Defesa: 2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Narrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.
To narrate or tell a story allows the child to build itself, and at the same time, build meanings for its existence, organizing the child’s thinking and, as the child does it, develop his narrative capabilities. Children who have access to oral production and text interpretation have the opportunity to build a story, experiencing the mode of production, interpretation, production and authorship of texts. The current case study, of qualitative nature, intends to study authorship in productions of oral texts by 1st cycle students of Basic Education. An intervention project was developed, from the adaptation of Michel Tournier's “Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. The instruments of data collection were direct observation and video recording of retelling sessions of the story. Content analysis was used for the evaluation of the data. The analysis of the data collected allowed us to conclude that the children, through the activities implemented, managed to build oral narratives with elements that interconnect in a significative way and with coherence.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23023
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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