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dc.contributor.advisorMendes, António Netopt
dc.contributor.authorZacarias, José Carlos Fernandopt
dc.date.accessioned2018-05-02T09:07:44Z-
dc.date.available2018-05-02T09:07:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/23022-
dc.descriptionMestrado em Educação e Formação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractA administração educativa em Angola é marcada por uma forte intervenção do Estado central na definição, planificação e execução das políticas educativas enquanto principal regulador do seu SEE. Contudo, as políticas públicas que guiam a sociedade angolana, mais concretamente as do domínio da educação, resultam de um conjunto de interações complexas envolvendo múltiplos atores, o que configura um complexo quadro de relações devido à imprevisibilidade das ações e reações destes mesmos intervenientes. O presente estudo procura compreender as implicações da centralização da administração educativa na materialização das políticas de combate ao insucesso escolar em Angola. O estudo é de carácter qualitativo e eminentemente exploratório e descritivo, tendo contado com a realização de sete entrevistas, das quais participaram responsáveis de órgãos e estruturas do Ministério da Educação da República de Angola. Com as entrevistas pretendeu-se recolher as perceções dos responsáveis da administração educativa sobre a centralização educativa em Angola, mais concretamente sobre o seu impacte na materialização das políticas educativas de combate ao insucesso escolar. A análise dos dados recolhidos, sugeriu que, para uma maior eficácia, celeridade e adequação das respostas da administração educativa em Angola perante a questão do insucesso escolar, é imperiosa a efetivação de uma gestão mais autónoma, democrática e participativa do seu SEE, possibilitando assim que cada região do país e cada escola progridam de modo diferente das outras, dentro do seu contexto, mas não distanciada da realidade global, deixando a sociedade angolana beneficiar-se dos frutos e da riqueza da sua diversidade.pt
dc.description.abstractEducational administration in Angola, centralization, educational policies, school failureThe education administration in Angola is characterized by a strong intervention of the central State in the definition, planning and execution of education policies as the main regulator of its Teaching and Education System. However, public policies that guide society in Angola, specifically in the field of education, emerge from a complex set of interactions involving multiple actors, which generates a complex framework of relations due to the unpredictability of the actions and reactions of stakeholders. This research seeks to understand the implications of the centralization of education administration in policy-making to prevent school failure in Angola. The study is qualitative and eminently exploratory and descriptive, with seven interviews conducted with representatives of the Ministry of Education in Angola. Interviews were aimed at gathering the perceptions of those in charge of the educational administration about educational centralization, and more specifically about the impact of education policies on school failure. I Results suggest that in order to increase effectiveness, speed and adequacy of the education administration's responses to deal with the problem, a more autonomous, democratic and participatory management of the Teaching and Education System must be put in place, thus enabling each region of the country and each school to progress in a different way, within its context, but not distanced from the global reality, leaving the Angolan society to benefit from the fruits and wealth of its diversity.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração escolarpt
dc.subjectAdministração escolar--Angolapt
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectInsucesso escolarpt
dc.subjectDescentralização administrativapt
dc.subjectSistemas educativospt
dc.subject.otherAdministração educativa em Angolapt
dc.subject.otherCentralizaçãopt
dc.subject.otherPolíticas educativaspt
dc.subject.otherInsucesso escolarpt
dc.titleCentralização da administração educativa em Angola e insucesso escolar: que relação?pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201945746-
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DEP - Dissertações de mestrado

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