Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23019
Title: Recursos didáticos para alunos com NEE ao nível da dislexia: estudo de caso
Author: Cardoso, Jéssica Duarte
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Educação especial
Necessidades educativas especiais
Dificuldades de aprendizagem
Dislexia
Recursos educativos
Inclusão social
Integração escolar
Defense Date: 2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que apresentam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. Esta perturbação afeta 600 milhões de pessoas no mundo inteiro. Em Portugal, atinge mais de 5% da população. Com este estudo pretende-se dar uma visão global da problemática da dislexia e criar recursos didáticos adequados, relativos às aulas da disciplina de Biologia e Geologia do 10.º ano. Com o intuito de contextualizar a questão de investigação deste trabalho, “Até que ponto a utilização de Documentos Áudio podem influenciar o processo de aprendizagem de alunos com dislexia? “começa-se por traçar uma panorâmica sobre a dislexia. Perante a questão de investigação, pretende-se alcançar os seguintes objetivos: compreender as dificuldades sentidas pelos alunos com dislexia; conhecer a perceção destes em relação aos procedimentos abordados na escola; compreender de que forma o documento áudio elaborado facilitou o seu processo de aprendizagem e por fim identificar sugestões de recursos didáticos que possam contribuir auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem. O Inquérito por entrevista foi a técnica adotada para a recolha da informação. A entrevista foi respondida por dois indivíduos, alunos da referida disciplina, embora houvesse a ambição de uma amostra mais considerável. Desta forma, necessitam de métodos e estratégias de aprendizagem diferentes, uma vez que as habituais não produzem efeito no seu desenvolvimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de documentos áudio pode influenciar, de forma positiva, no processo de ensino e de aprendizagem de alunos disléxicos uma vez que a abordagem multissensorial é a melhor abordagem perante um aluno disléxico.
Dyslexia is a disorder in the development of language, associated with people who have difficulties in the processing of reading and writing. These difficulties significantly affect school performance and daily activities. This disruption affects 600 million people worldwide. In Portugal, it reaches more than 5% of the population. This study intends to give an overview of the problems of dyslexia and to create adequate didactic resources, related to the classes of the discipline of Biology and Geology of the 10th grade. In order to contextualize the research question of this work, "To what extent can the use of Audio Documents influence the learning process of students with dyslexia? "We begin by giving an overview of dyslexia. Regarding the research question, it is intended to achieve the following objectives: to understand the difficulties experienced by students with dyslexia; to know their perception regarding the procedures addressed in the school; understand how the audio document elaborated facilitated their learning process and finally identify suggestions for didactic resources that can help students in their learning process. The interview survey was the technique used to collect information. The interview was answered by two individuals, students of said discipline, although there was the ambition of a more considerable sample. In this way, they need different methods and strategies of learning, since the habitual ones do not have effect in its development. Based on the results obtained, it is concluded that the use of audio documents can positively influence the teaching and learning process of dyslexic students since the multisensory approach is the best approach to a dyslexic student.
Description: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/23019
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.