Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23018
Title: Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância
Author: Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes
Advisor: Figueiredo, Aida
Keywords: Educação pré-escolar
Educação das crianças
Jardins de infância
Espaço exterior
Relações escola-família
Participação dos pais
Actividades de aprendizagem
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pesquisa realizada sobre os espaços em educação de infância, depois de reconhecidas as suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e considerando a relevância da participação dos pais no seu planeamento, definiu-se como objetivo principal deste estudo compreender a perceção dos pais sobre o espaço do jardim de infância dos seus educandos. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Foram inquiridos 47 pais, sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as perceções destes relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelos pais como um todo, isto é, espaços que se complementam. Os resultados indicam que, na opinião dos pais, tanto o espaço interior como o espaço exterior são espaços com muitos potenciais de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, embora seja reconhecida a necessidade de enriquecimento do espaço ao nível do exterior, de modo a dar resposta aos interesses das crianças.
The presented internship report appears in the context of Supervised Pedagogical Practice, curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Based on the research carried out on spaces in childhood education, after recognizing their potential as a space that promotes the development and learning of children, and considering the relevance of parental participation in their planning, the main objective of this study was to understand the perception of the parents about the space of the kindergarten of their students. The study is part of a qualitative methodology in which the data collection instrument used was the questionnaire survey. 47 parents were interviewed, and the data collected were interpreted in order to understand their perceptions regarding space, answering the research questions. The present study allowed to infer that, in the context in question, the interior and exterior spaces are not yet seen by the parents as a whole, that is, spaces that complement each other. The results indicate that, in the parent´s opinion, both interior space and outer space are spaces with many potential for development and learnig for children, although the need to enrich outer space is acknowledged in order to respond interests of children
Description: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23018
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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