Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/23017
Title: As abordagens plurais para o desenvolvimento da competência lexical nas aulas de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Pereira, Patricia Coutinho
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Ensino de línguas
Diversidade linguística
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Plurilinguismo - Desenvolvimento de competências
Lexicologia
Competência comunicativa
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo aborda a questão da introdução de línguas estrangeiras nas aulas de Inglês em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. De acordo com as orientações de política linguística educativa da Comissão Europeia, é importante que as escolas primem pela promoção de abordagens plurilingues e interculturais para que as crianças, desde cedo, estejam preparadas para viver numa sociedade onde a diversidade linguística e cultural impera. De facto, desenvolver a competência plurilingue e pluricultural na educação das crianças oferece-lhes um leque de oportunidades que lhes permitirá não só singrar na sua vida profissional, como também contribuir para a transformação da sociedade. Com efeito, a educação para a diversidade proporciona uma abertura de espírito, levando a integrar valores como o respeito e a valorização das diferenças num mundo onde o preconceito e a discriminação ainda existem. Os objetivos deste estudo visam averiguar como atividades plurilingues permitem aos alunos desenvolver a sua competência lexical em inglês. Concebemos e implementámos, portanto, um projeto de intervenção didática que englobou diversas atividades, introduzindo materiais nas línguas espanhola, francesa e alemã. O projeto, intitulado “A caminho de diferentes línguas conheço melhor a minha e aprendo melhor outras” é constituído por 6 sessões, tendo sido posto em prática junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, formada por 19 alunos, numa escola do concelho de Ílhavo. A metodologia adotada neste projeto é de investigação-ação, sendo de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação direta de aulas, de vídeogravações, de inquéritos por entrevista e de trabalhos realizados pelos alunos. Após os dados recolhidos terem sido analisados, verificámos que os alunos foram capazes de refletir sobre as línguas exploradas nas aulas, tendo conseguido estabelecer comparações entre línguas, melhorando a sua competência lexical em inglês.
The current study tackles the question of the introduction of foreign languages in primary schools. According to the guide of the language education policies established by the European Commission, it’s important that schools aim for promoting plurilingual and pluricultural approaches, so that children are prepared early to live in a society where linguistic and cultural diversity prevails. In fact, developing a plurilingual and intercultural approach in children’s education offers them a wide range of opportunities which will allow them not only for succeed in their professional career, but also to contribute to the transformation of society. As a matter of fact, education for diversity provides a spirit openness, leading to integrate values such as respect and the appreciation of differences in a world where prejudice and discrimination still exist. The objectives of this study aimed at understanding how plurilingual activities allow students to develop their lexical approach in English. Therefore, we conceived and developed didactic project intervention which included the use of several activities in Spanish, French and German. The project entitled “A caminho de diferentes línguas, conheço melhor a minha e aprendo melhor outras” (“Through the path of different languages, I know mine better and I learn better others”) has 6 sessions and was implemented in a 19 students class of 4th graders of a school in Ílhavo. The methodology adopted in this project is action-research, being of qualitative nature. The data has been recollected through direct observation of classes, video recordings, interviews and pieces of work realized by children. After the recollected data have been analysed, we noticed students had been able to reflect on the languages explored in class, improving their lexical approach in English
Description: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/23017
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf10.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.